Agora o Google Nest e Samsung SmartThings vão jogar no mesmo “time” depois de anos de rivalidade. Para quem não conhece, o SmartThings, além de ser um dispositivo físico e um app, também é um serviço da Samsung que permite não só controlar uma casa conectada, mas também rastrear e encontrar dispositivos da empresa como fones de ouvido ou smartphones.
A Samsung e o Google desenvolveram um esquema de cooperação que vai permitir que você controle todo o ecossistema de casa inteligente a partir do Google Nest. E o melhor: os primeiros resultados já estarão disponíveis a partir de janeiro de 2021.
A união faz a força
Com a parceria das duas gigantes, os dispositivos Nest serão incorporados ao SmartThings para configurar controles automatizados de vários dispositivos de forma simultânea. A lista é extensa, inclui lâmpadas, termostatos, câmeras, TVs, alto-falantes, campainhas e vários outros itens.
Assim, será possível, por exemplo, acessar as imagens das câmeras compatíveis com o Nest por meio das Smart TVs, ou até mesmo no refrigerador Family Hub.
Já faz algum tempo que a integração entre os dois serviços está disponível, mas antes ela era muito restrita (liga/desliga). O acordo com os termos da “dobradinha” vai se expandir e muito o número de possibilidades. Dessa forma, os usuários do Google Home poderão controlar totalmente os dispositivos SmartThings.
Para quem é desenvolvedor já é possível inclusive descobrir como configurar os dispositivos e integrar com o Google Nest.
SmartThings
Esse ano, já vimos a chegada do Google Assistant nas Smart TVs Samsung de 2020 e a empresa promete ampliar ainda mais os serviços. O Google já começou inclusive a simplificar o processo de vinculação entre suas contas e as contas da Samsung.
Além disso, a empresa de Mountain View também anunciou no mesmo release que o Android 11 chegará aos novos smartphones Galaxy da Samsung. Ou seja, eles podem estar se referindo a linha Galaxy Note S20 lançada esse ano, ou muito possivelmente com a nova família Samsung Galaxy S21, que chega no começo do ano.
Os dispositivos Samsung também já se ajustaram, e podem ser controlados por usuários em espanhol, francês, alemão, português, japonês e coreano. Nada mais justo, afinal estamos falando de uma empresa com sede em Seul.
Enquanto isso, a casa inteligente está se tornando cada vez mais um mercado de massa, com o aumento da concorrência. Assim, essa união entre Google e Samsung certamente pode marcar um novo momento nesse mercado.
Para 2021, um grupo de peso formado pela Amazon, Google e a Zigbee Alliance (da qual a Samsung faz parte) deve lançar um padrão unificado e de código aberto para dispositivos domésticos inteligentes, o Project Connected Home over IP. A junção Samsung SmartThings e Google Assistant pode ser o primeiro passo rumo a essa meta.
Via XDA Developers.