NotíciasUsuários reclamam que atualização do iOS 14.2 “suga” bateria do iPhone

Paulo Amaral3 meses atrás6 min

O iOS 14.2 foi lançado no começo de novembro com muitas atrações para os usuários, mas a atualização do software parece estar causando problemas com a bateria de vários modelos de iPhone, desde o iPhone 6s até a linha mais recente, com a badalada série do iPhone 12.

No fórum de desenvolvedores da Apple, por exemplo, o assunto começou com usuários do iPhone 12 reclamando que a atualização do sistema operacional fez o flagship ter a carga de bateria derrubada para 70% logo após alguns minutos de uso. Após alguns dias aberto, o tópico ganhou força e a adesão de usuários de modelos mais antigos do iPhone.

O problema, no entanto, poderia ter surgido antes mesmo da atualização do iOS 14.2, mas passado desapercebido entre os usuários da versão 14.1, já que ela foi rapidamente substituída pela atual – o intervalo foi de aproximadamente duas semanas entre um lançamento e outro.

Atualização do iOS 14 também atinge iPhone mais antigo

Alguns consumidores reclamaram que um iPhone 6s, totalmente carregado, e após a atualização do iOS, ficou com apenas 40% da bateria após a realização de uma vídeo chamada de poucos minutos, e viu a carga se esgotar completamente em apenas uma hora de uso do smartphone.

Um usuário de modelo diferente, iPhone 7 Plus, disse no Fórum que, após a atualização do iOS 14, a bateria caiu de repente para 50%, com apenas meia hora de uso, e obrigou a reinicialização manual do smartphone. Ao religar o aparelho, o medidor de carga apontava que a bateria, na verdade, estava em 98%.

Outros problemas relatados com a bateria dos modelos mais antigos de iPhone e citados no Fórum após a atualização do sistema operacional são os seguintes: aquecimento excessivo do smartphone durante a carga, bateria caindo de 70% para 1% de carga em alguns minutos, iPhones antigos “desligam sozinhos” mesmo com 20% de carga restante, aumento do tempo para carregar completamente o smartphone.

Problema novo ou novo “batterygate”?

O problema envolvendo bateria após a atualização do iOS não é novidade para a Apple. Há alguns anos, mais precisamente na época em que o iOS 9 estava em transição para as primeiras versões do iOS 10, a gigante norte-americana recebeu dezenas de processos por conta de um escândalo que acabou conhecido como “batterygate”.

A empresa acabou tendo que desembolsar milhões de dólares por, supostamente, “ocultar informações ao público sobre a limitação do desempenho e a degradação da bateria dos iPhones”. Segundo a Justiça, a Apple estaria, com isso, induzindo os consumidores a trocar de aparelho quando, na verdade, uma simples troca da bateria resolveria o problema.

A empresa não se pronunciou oficialmente sobre a relação entre a atualização do iOS 14.2 e os problemas com a bateria do iPhone. De qualquer forma, espera-se que a próxima versão do iOS, a 14.3, que já está em sua fase beta, traga uma solução para o problema. Assim, a empresa evitaria uma possível batalha judicial e quem sabe até um “batterygate 2.0”.

Imagem: Jon Bow/Pixabay/CC

Via iDropNews e Olhar Digital.