AndroidNotíciasYouTube vai avisar usuários para “manter o respeito nos comentários”

Zirlene Lemos3 meses atrás4 min

Na tentativa de diminuir o alto índice de mensagens ofensivas e odiosas postadas diariamente nos vídeos que estão upados em sua rede, o YouTube vai implementar aviso de comentários .

Trata-se de um lembrete para o usuário ‘se manter na linha’ ao comentar nos vídeos. Afinal  a possibilidade de comentários pode ser um espaço de interação e bate papo bacanas, mas infelizmente ainda é uma zona de guerra, principalmente no canal.

Barrados no baile

No YouTube os administradores dos canais têm liberdade para moderar, excluir comentários que qualifiquem como ofensivos e até banir o usuário. Mas as atitudes só podem ser tomadas depois do ‘estrago já feito’. Portanto o recurso virá a calhar já que a ação do YouTube visa agir de forma preventiva. Funcionará como um aviso de comentários quando os algoritmos identificarem que o usuário está ‘prestes a escrever’ uma mensagem com potencial de cunho ofensivo. A partir de então vai abrir um pop-up orientando a “manter os comentários respeitosos”.

A adição faz parte de uma série de novas medidas adotadas pelo YouTube para reduzir a incitação ao ódio, bullying e outros tipos de comentários desagradáveis. Mas, por enquanto, a mudança está sendo implementada somente nos smartphones Android. De toda forma é certo que também será ampliada para outras plataformas do YouTube, embora não esteja claro quando isso deve acontecer.

A funcionalidade é parecida com a que o Instagram liberou desde 2016. Mas é bom lembrar que independente da janela abrir e chamar a atenção do usuário para “manter os comentários respeitosos”, a opção será dele em editar o comentário ou postá-lo de qualquer maneira. O aviso de comentários do YouTube vai dar ao usuário tempo para reconsiderar o que escreveu e optar se quer ou não postar a ofensa. Porém  ver o lembrete não significa necessariamente que um comentário violou as regras ou que será removido.

Via Engadget