Rádio aqui é rádio mesmo, como o do vovô no campo de futebol, não as ondas de rádio pelas quais o celular funciona. A Apple começou a trabalhar em um sistema que filtra estações de rádio, criando uma maneira inteligente de se sintonizar.
A patente em questão, Sistemas e métodos para gerenciamento de fornecedores de estações de rádio, descreve uma tecnologia que viabiliza “busca eficiente e desduplicação de transmissões”. O filtro de rastreamento se daria por local, direitos de radiodifusão e/ou preferências de usuário.
O sistema produzido pela Apple promete vasta abrangência, cobrindo sinais de rádio via AM, FM, satélite e internet. A contratação dos serviços de streaming pode ser atrelada a provedores de internet, permitindo assim a reprodução de estações terrestres pela rede.
O fim para a tecnologia seria um diretório de buscas que descarte estações duplicadas e separe o restante dos sinais. Há também uma filtragem por disponibilidade de reprodução. Isto é, caso a transmissão esteja sujeita a limites geográficos ou contratuais – uma rádio nos EUA pode não ter direitos de radiodifusão no México, então este resultado seria ocultado para os mexicanos.
Se uma estação de rádio estiver disponível apenas em um determinado raio de distância, o sistema também pode ocultá-la para usuários fora da área através de um filtro de georreferenciamento.
Mas como a tecnologia funcionaria na prática?
Os croquis na patente descrevem uma série de produtos aptos a receber esta tecnologia – entre eles, imagens bem semelhantes às de modelos tradicionais da Apple, como iPhone ou MacBook.
Como nenhum desses possui receptores de AM ou FM, é provável que a patente seja uma medida preventiva de Cupertino. Para futuramente adaptar receptores de rádio terrestre a seus smartphones ou até mesmo ao sistema de infoentretenimento para o CarPlay. A patente menciona este, inclusive, como uma alternativa de uso, o que corrobora a hipótese de que as rádios AM e FM sejam o meio para a tecnologia.
De qualquer forma, a Apple registra patentes todas as semanas e não há certeza que todas elas vão chegar ao consumidor. Desde o iPod Nano, a empresa americana não integra receptores de rádio terrestre aos seus aparelhos. Assim, é possível também que o diretório de buscas seja usado apenas para rádios por streaming na internet.
Via: Apple Insider.