AndroidAplicativosAppleNotíciasTikTok está testando implementação de vídeos de 3 minutos

Henrique Darlim3 meses atrás5 min

Um dos aplicativos mais populares da atualidade, o TikTok, está experimentando possibilitar a criação de vídeos de até 3 minutos. Por ainda estar em fase de testes, a duração mais longa dos vídeos não se encontra disponível para todos os usuários.

A novidade ganhou repercussão após um tweet do usuário @MattNavarra, consultor em temas envolvendo redes sociais:

Pela imagem publicada no tweet, fica claro que os vídeos de 3 minutos no ainda estão sendo testados no TikTok, numa espécie de acesso antecipado. Assim, a mudança está sendo implementada lentamente. Outra informação trazida pela notificação da imagem é o fato da novidade valer para todas as versões do TikTok, seja no aplicativo, seja pelo computador.

A mudança faz sentido?

Antes disso, a duração máxima dos vídeos do TikTok era de 1 minuto. E é justamente por isso que a maioria das reações, nas redes sociais, foi de suspeita. É fácil entender o porquê. O TikTok foi lançado em 2016, e nesses últimos 4 anos, o aplicativo e principalmente seus vídeos adquiriram uma personalidade própria. Muito disso se deve ao tempo reduzido que seus vídeos poderiam ter.

A linguagem rápida do app tornou-se o que é hoje através do uso desse limite de 1 minuto pelos criadores de conteúdo, o que fez muitos usuários verem com maus olhos seu aumento, certamente sob a suspeita de que o TikTok perderia sua identidade. Afinal, quando pensamos em TikTok, não esperamos encontrar nem vídeos de 1 minuto, já que mesmo esse limite é raramente utilizado em sua totalidade, muito menos vídeos de 3 minutos. Para vídeos longos, já existem outras redes, inclusive o YouTube e suas 5 propagandas em vídeos de meia hora.

A rapidez e a dinamicidade do app foram, com certeza, fatores que determinaram seu sucesso. É claro, porém, que o TikTok sabe desse fato e talvez a implementação vagarosa dessa novidade se deva justamente a isso. Por outro lado, oferecer mais tempo para os vídeos permite aos usuários mais liberdade no que querem registrar. Pode ser, aliás, que essa novidade traga novos usuários ao app, se o motivo de não terem aderido antes for a alta velocidade do conteúdo.

De qualquer modo, resta esperar se os efeitos dos vídeos mais longos na plataforma serão positivos ou negativos. Pela decisão do TikTok de implementar lentamente a possibilidade de vídeos de até 3 minutos, talvez tenhamos que esperar por um bom tempo.

Imagem: Cottonbro / Pexels

Via Engadget.


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /storage/www/wp-content/themes/newstar/newstar/views/prev_next.php on line 8
anterior
Depois de se desvincular da Huawei, Honor aposta em lojas físicas próprias
próxima
Pixel 5 irá receber atualização do sistema de áudio