NotíciasNokia lança primeira rede 5G na África Ocidental

Lucas Berredo3 meses atrás3 min

Como parte de um acordo de três anos firmado entre a empresa finlandesa e a companhia Togocon (do Togo), a Nokia anunciou na segunda-feira (30) o lançamento da primeira rede 5G comercial na África Ocidental. O contrato foi assinado em Lomé, capital do país.

Em comunicado oficial, a Nokia promete construir uma infraestrutura de serviço digital “voltada para o futuro”. Ela também pretende aprimorar as redes 2G, 3G e 4G tradicionais no país do noroeste africano.

“Estamos orgulhosos de ser o primeiro país da África Ocidental a ter uma incrível conectividade para 5G”, comemorou Paulin Alazard, diretor executivo da Telecom. “É um ponto de virada no suporte aos cidadãos togoleses, com uma série de novos serviços e oportunidades.”

Entre outras tecnologias, a Nokia vai fornecer à Togocom estações-base, antenas adaptativas, unidades remotas, entre outros dispositivos. Além disso, promete implantar produtos que cubram gerenciamento de dados e softwares de operação digital.

“A Togocom tem planos ambiciosos para o 5G”, disse Pierre Chaume, vice-presidente da Nokia no Norte e Oeste da África. “Entrando numa era de 5G, estamos orgulhosos pela nossa colaboração com a operadora, trazendo uma conectividade incrível aos seus clientes.”

A Nokia é uma parceira de longa data da Togocom, já tendo fornecido equipamentos para redes 3G e 4G. A Togocom é a líder no mercado de telecomunicações do Togo, atendendo todo o país. De acordo com a GSMA, a empresa tem 3,5 milhões de conexões móveis ativas – os números são do terceiro trimestre de 2020.

Via: Gizchina

Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash/CC