Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A MediaTek anunciou no começo do mês que vai lançar um chip de 6nm com suporte a conectividade 5G, cujo nome ainda não foi divulgado. O AnTuTu suspeita que se trate do Dimensity 6893, encontrado pelo site numa base de dados, e realizou uma série de testes de performance para avaliar o novo processador.

Como cita o GSM Arena, a empresa deve lançar três processadores de 6nm de uma vez, e o MT6893 seria o modelo intermediário dos três, provavelmente um chip da linha Dimensity. Os testes do possível Dimensity 6893 foram divulgados semanas depois do último lançamento da MediaTek: o Dimensity 700, processador 5G de 7nm voltado para smartphones de entrada.

publicidade

Embora a diferença de apenas 1nm pareça pequena, esse novo SoC (sistema em um chip) obteve melhor desempenho em testes do que o Snapdragon 865 lançado no ano passado. O processador de 7nm de alta performance da Qualcomm tem suporte ao 5G e encontrado em muitos modelos topo de linha deste ano, como o Redmi K30S, por exemplo.

O desempenho do Dimensity 6893

O Dimensity 6893 é um processador de oito núcleos, composto de quatro núcleos Cortex-A78 e quatro núcleos Cortex-A55. Além disso, sua GPU é uma Mali-G77 com um número ainda desconhecido de núcleos. O AnTuTu utilizou, para os testes, uma máquina com 8 GB e 256 GB de RAM e de memória interna, respectivamente, cuja tela tem resolução de 2300×1080 e taxa de atualização de 90Hz.

A pontuação do novo SoC da MediaTek é de 622.409 pontos, soma de pontuações em quatro categorias: CPU, GPU, memória RAM (MEM) e experiência do usuário (UX).

Na imagem abaixo, vemos que o novo MediaTek apresenta certa vantagem quando comparado com o Snapdragon 865, perdendo para ele somente nos quesitos CPU e UX. Além disso, a pontuação da memória RAM do Dimensity 6893 é expressivamente maior do que a pontuação do processador da Qualcomm.

publicidade
Desempenho do novo MediaTek e do Snapdragon 865

Comparação de desempenho entre o novo MediaTek e o Snapdragon 865 (fonte: AnTuTu)

É preciso aguardar a MediaTek confirmar ou negar que esse novo SoC é de fato o Dimensity 6893. Por enquanto, o que temos são apenas suposições. De qualquer jeito, o chip mostrou um bom desempenho, principalmente se nos lembrarmos que a MediaTek geralmente foca suas atenções em smartphones de entrada.

Via Sparrows News.