Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Itália multou a Apple em 10 milhões de euros por considerar que a empresa fez propaganda enganosa quanto à resistência à água de vários modelos de iPhone. Algumas propagandas no país indicavam que alguns modelos poderiam ser submersos em água por até meia hora, variando entre um e quatro metros de profundidade, dependendo do modelo, sem prejuízos aos aparelhos.

A instituição acredita que a Apple não deixa claro que a resistência à água é apenas em condições especiais como testes laboratoriais, e não se enquadra nas condições normais de uso. Não se sabe quantas pessoas realmente testaram a resistência à água nos aparelhos, mas a Autoridade Antitruste italiana considerou as práticas comerciais da Apple desleais.

publicidade

Os modelos da lista são: iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, além dos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max.

Garantia também gera polêmica

Além disso, outro ponto de atenção apontado pela órgão antitruste da Itália é a informação indicativa de que “a garantia não cobre danos causados por líquidos”. Isso teria gerado dúvidas nos consumidores sobre quais seriam as reais reivindicações assertivas de resistência à água dos aparelhos.

Assim, a autoridade italiana achou agressivo comercialmente a Apple recusar, no pós-venda, prestar assistência em garantia quando os modelos fossem danificados por serem imersos em água ou líquidos, ferindo o Código de Defesa do Consumidor.

Além da multa de 10 milhões de euros, a Apple também terá de divulgar um adendo em seu site italiano sobre a questão da resistência à água, no link de informações de defesa do consumidor.

publicidade

Foto: Pixabay (Pexels)

Via AGCM.