NotíciasNokia 9.3 Pureview vai atrasar e lançamento só vem em 2021

Rafael Arbulu3 meses atrás7 min

Um dos smartphones mais completos no que tange a câmeras e hardware potente, o Nokia 9.3 Pureview vai atrasar. Segundo uma fonte que falou ao site Android Community, deve aparecer apenas “no primeiro semestre de 2021”, em qualquer momento entre janeiro e junho do ano que vem.

O motivo para isso não foi compartilhado pela fonte, então o Android Community presumiu que a HMD Global, a dona da Nokia, ainda não deveria estar pronta para revelar o aparelho. Até agora, já foi especulado para lançamento em um evento dedicado no terceiro trimestre (que sequer aconteceu) e ao final de 2020 (que é pouco provável de acontecer).

Nokia 9.3 PureView vai atrasar
Nokia pensava em lançar o Nokia 9.3 PureView ainda em 2020, mas fonte destacou adiamento e aparelho agora deve chegar até junho de 2021

“Bem, a pandemia também é uma possível razão [para o adiamento]”, diz um trecho do texto publicado. “Não vamos apontar dedos contra a Nokia ou a HMD Global. Mas é interessante perceber que o Nokia 9.3 Pureview agora é esperado para chegar com outros dois aparelhos intermediários – o Nokia 6.3 e o Nokia 7.3 5G”.

Especificações de respeito, ainda que intermediário

Ouvir que o Nokia 9.3 Pureview vai atrasar deve desanimar alguns dos fãs mais ferrenhos da marca multinacional finlandesa. Sobretudo porque, embora seja oficialmente considerado um smartphone intermediário, ele se situa no “tier superior” da classe, podendo até bater de frente com alguns modelos topo de linha menos conhecidos.

O display é um dos pontos que vem chamando maior atenção do aparelho, considerando que os rumores sejam verdadeiros: estamos falando de 6,7 polegadas em formato P-OLED, com HDR10+ e taxa de renovação de quadros de 120Hz. A resolução é de 1440 x 2880 pixels, quadro de 18:9 e densidade de pixel de mais ou menos 480 ppi. Na proteção, a icônica Gorilla Glass 5.

Internamente, o aparelho deve vir com processador Qualcomm Snapdragon 865 de oito núcleos, GPU Adreno 650 e duas versões: a mais básica, com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno; e a mais “parruda”, com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço. A carcaça tem certificação IP68 contra poeira e água (não é “à prova”, mas sim “resistente” – não vá mergulhar com o bicho na piscina, por favor!) e a bateria de 5.000 mAh conta com tecnologia de recarga rápida (potência ainda desconhecida).

Nokia 9.3 PureView
Imagem conceitual mostra o Nokia 9.3 PureView como se ele seguisse o visual da linha Lumia de smartphones

Na câmera é que o aparelho salta aos olhos: o Nokia 9.3 Pureview traz quatro câmeras traseiras, sendo:

  • Um sensor principal de 108 MP (f/1.8) e estabilização ótica de imagem (OIS)
  • Um sensor teleobjetivo de 8 MP
  • Um sensor grande-angular de 13 MP
  • Um sensor tempo-de-vôo (ToF) em 3D

Todas as lentes são Carl Zeiss e o flash duplo em LED, suporte a HDR e modo Panorâmico completam o pacote traseiro. Na frente, uma câmera dupla com lente principal de 20 MP e um sensor ToF 3D se fazem presentes.

No que tange à gravação de vídeo, o novo Pureview deve vir com capacidade de gravação em 8K (30 quadros por segundo, ou “fps”), 4K (30 ou 60 fps), 1080p (30, 60 ou 120 fps). Na câmera frontal, o vídeo com suporte a HDR pode ser gravado em 4K (30 fps) ou 1080p (30 fps).

Também espere por uma entrada para fones de ouvido (3.5 mm, a famosa “P2”), acelerômetro, giroscópio, sensor de proximidade, bússola e leitor de impressões digitais posicionado na traseira do aparelho.

Fonte: Android Community