Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Se você nunca entendeu bem os critérios pelos quais o Twitter dá o seu famoso selo de verificação a algumas pessoas e não a outras, isso pode estar prestes a mudar. De acordo com um post feito no blog da companhia, o programa de verificação será reativado no começo de 2021. O Twitter justificou a demora no retorno do programa mencionando a necessidade de implementar medidas contra fake news em eleições.

O programa havia sido interrompido em 2017, frente a diversas reclamações de seus usuários em relação ao processo de seleção, considerado arbitrário e confuso. Vale mencionar que isso não significou a interrupção de verificações, apenas do programa no qual os usuários podiam solicitar a verificação. Aí que ninguém fazia ideia mesmo de por que critério o Twitter verificava algumas pessoas, com poucos seguidores, e não outras com muitos milhares.

publicidade

Para tentar tornar o processo de seleção mais claro no futuro, o Twitter ofereceu alguns detalhes dos critérios que usarão para definir se uma conta deve ser verificada. Além disso, ele também abriu uma página de consulta pública, na qual qualquer usuário pode opinar sobre o rascunho desse novo processo até o dia 8 de dezembro desse ano.

Quais tipos de perfis se enquadram nesse programa?

A princípio, a plataforma elencou seis tipos de perfis que podem receber o selo de verificação. Perfis que representam alguma forma de poder público são um deles. Presidentes, governadores, ministros de governos, candidatos a cargos públicos ou representantes de partidos são bons exemplos dessa categoria.

O segundo tipo que pode participar do programa de verificação do Twitter são empresas e marcas, além de organizações sem fins lucrativos. Figuras de liderança e executivos dessas empresas também se encaixam no programa.

Em seguida vem os perfis de jornalistas e as agências de notícias que os empregam. Porém, a verificação não chega a qualquer agência, já que elas devem cumprir com padrões estabelecidos por associações de jornalismo e imprensa.

publicidade

Estúdios de cinema, redes de televisão e empresas da área de entretenimento também poderão se candidatar ao selo de verificação. Artistas individuais que cumprirem com as exigências também poderão se aplicar no programa.

Depois vêm as ligas esportivas, associações de atletas e os próprios profissionais em si, principalmente aqueles que já participaram em grandes eventos esportivos. O último tipo de perfil que poderá receber o selo são ativistas e personalidades influentes, onde também se enquadram os produtores de conteúdo.

Vale mencionar que não basta ser de algumas dessas profissões para receber o selo, sendo necessário cumprir alguns requisitos de notabilidade.

feed do twitter sobre tela azul clara

Programa de verificação do Twitter relança em 2021 e promete processo de seleção mais claro. Imagem: Luke Chessner/Unsplash

O que é necessário para ser um “verificado do Twitter”?

Todos os perfis mencionados acima precisam seguir alguns critérios para poder receber o selo de verificação do Twitter. Uma delas é ter nome de perfil, bio e imagens de perfil e banner. Além disso, é necessário ter acessado a conta ao menos uma vez nos últimas vezes.

O perfil também deve ter um endereço de email ou celular confirmados, além de não ter sido bloqueada por violação de regras durante 12 horas ou 7 dias nos últimos seis meses. Ainda assim, o Twitter esclareceu que podem haver exceções à restrição do selo.

Ou seja, é provável que artistas, esportistas e perfis políticos com alta exposição mantenham ou recebam o selo, mesmo sem cumprir com algumas das condições mencionadas.

Como perder o status de verificado?

O programa de verificação não significa um selo azul permanente em um perfil do Twitter. Além das violações de regras como falamos acima, mudar o nome de usuário (o que vem depois do “@”) e mentir sobre sua identidade o farão perder o status.

Além disso, contas paródia ou contas criadas para animal de estimação também não poderão participar do programa de verificação do Twitter.

Via Twitter.