Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite troca de dados e carregamento sem fio por aproximação entre dois dispositivos, pode chegar em breve aos smartphones com caneta stylus. Hoje em dia, a tecnologia é bastante conhecida por ser usada em sistemas de pagamentos.

Uma parceria firmada entre a Universal Stylus Initiative (USI) e o NFC Forum foi selada para desenvolver uma forma de recarregar esses dispositivos sem fio. A tecnologia foi batizada de WLC (Wireless Charging Specification), e usa a mesma antena em um smartphone para comunicação e transferência de energia. Com o acordo, a implementação da WLC poderá ser feita em uma grande quantidade de smartphones.

publicidade

Atualmente, as empresas que fabricam dispositivos compatíveis com a caneta stylus, como Chromebooks, laptops e, claro, smartphones (a Samsung, no caso), contam com sistemas de carregamento sem fio próprios, então, portas e conectores externos para efetuar o carregamento. A ideia, agora, é revolucionar esse mercado.

Como funcionaria o carregamento via NFC para a stylus em smartphones

De acordo com o projeto desenvolvido pela USI e o NFC Forum, qualquer smartphone dotado da tecnologia NFC poderia, no futuro, carregar a caneta stylus por aproximação, aumentando o tempo de uso e, claro, a otimização do tempo de quem depende do dispositivo.

O padrão usaria frequência suficiente para fornecer 1W por aproximação e, com isso, realizar o carregamento da caneta, ou possivelmente até outros acessórios. Com o carregamento por NFC, o smartphone não precisa mais ter um espaço dedicado ao sistema de recarga da stylus. Assim, pelo menos em teoria, os aparelhos poderiam contar com uma bateria maior.

Koichi Tagawa, presidente do NFC Forum, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto. Ele está otimista em ver o projeto iniciado em maio sair do papel e ganhar uma boa fatia do mercado. Segundo ele; “canetas stylus que podem ser carregadas sem fio são uma aplicação prática e ideal da especificação do NFC Forum.”

publicidade

O executivo avisou também que, como a tecnologia é aberta, qualquer fabricante pode mostrar interesse em explorá-la e, no futuro, adicionar canetas stylus com carregamento via NFC aos seus smartphones. Até agora, no entanto, segundo os sites internacionais, nenhum fabricante se pronunciou sobre a intenção de introduzir o padrão WLC em seus produtos.

Via Android Authority.