DicasJogosComo saber se um jogo é “pay to win” (pagar para ganhar)?

Filipe Salles7 dias atrás12 min

Não há nada tão frustrante quanto se animar com um jogo, só para depois descobrir que ele é “pay to win”. Jogos do tipo costumam ser bem atrativos no começo, mas após progredir um pouco, começa a ficar mais difícil avançar e ganhar sem que seja preciso comprar itens do game com dinheiro real.

Mas como evitar o desapontamento de baixar um jogo, se afeiçoar a ele e então ver que para avançar ou ser competitivo você precisa gastar muito dinheiro? Nós vamos te explicar como detectar um jogo pay to win em seis passos muito simples.

Assim”, você evita a frustração ou até mesmo a tentação de jogar dinheiro no game. Afinal de contas, um jogo que exige mais que poucos reais ou dólares para avançar provavelmente não é nada saudável para o seu bolso.

1. Entenda que qualquer jogo gratuito pode ser pay to win

Sei que parece uma afirmação bastante radical, mas ela não está longe da verdade. Jogos grátis para celular precisam se financiar de alguma forma. A maioria deles, especialmente os jogos multiplayer, contam com uma loja interna de itens.

É por meio das compras feitas nessa loja que o jogo se financia e traz lucro para a empresa que o publicou. Isso é um problema? Depende muito do que é vendido nessas lojas internas em jogos para celular. Por conta disso, se você está baixando um jogo grátis no seu celular agora, se prepare porque ele pode ser pay to win.

2. Olhe as resenhas antes de baixar

Você não precisa instalar o jogo e ver a loja interna para descobrir se ele é pay to win. Esses jogos costumam conter várias resenhas escritas por jogadores que já tiveram a experiência interrompida pela necessidade de pagar para progredir ou vencer partidas.

Por isso, antes de clicar no botão de baixar, role a tela um pouco para baixo e veja o que os usuários estão dizendo do jogo.

depoimentos de usuários reclamando de práticas pay to win em jogo disponível na google play
Jogadores reclamam de práticas pay to win em um jogo para Android. Imagem: Google Play
3. Veja se o jogo tem uma “moeda premium paga”

Esse termo pode parecer redundante, mas ele representa a realidade de alguns jogos para Android e iPhone. Além disso, ele costuma ser um excelente indicativo de que um jogo é pay to win.

A maioria dos games grátis trabalha com duas moedas: a virtual obtida no jogo e uma moeda que pode ser comprada com dinheiro. Essa moeda premium costuma ser oferecida gratuitamente como recompensa por cumprir objetivos no game ou para celebrar acontecimentos. Ou podem ser compradas, o que não chega a ser o problema. Porém, existe uma prática bastante controversa tem aparecido até mesmo em lançamentos de grandes produtoras: uma segunda moeda premium que só pode ser obtida com dinheiro.

E adivinhe só: alguns pacotes de itens só podem ser comprados com esse tipo de moeda! Por isso, nossa recomendação é que fuja de jogos que fazem essa prática, já que é quase certo de que ele é pay to win.

4. Confira se o jogo exige coletar muitos recursos diferentes

Imagine só: você está abrindo um novo jogo que acabou de baixar. Fez as primeiras partes do tutorial e já descobriu que você deve usar recursos diferentes para aumentar de nível, subir o nível dos equipamentos, aumentar a força das habilidades e até mesmo para alimentar seu pet virtual?

É uma pena dizer isso, mas você está se deparando com um típico jogo pay to win. Quase sempre você poderá comprar esses recursos com dinheiro real na loja do game, o que o sacramenta como um legítimo “pagar para ganhar”. No começo, o jogo será bastante generoso, quase não exigindo recursos para evoluir. Já para a metade, no entanto, as exigências começam a aumentar. No fim das contas, você passa semanas para evoluir apenas um nível.

Claro que você não precisa fazer todo esse esforço. Basta gastar algumas dezenas ou até centenas de reais para evoluir em questão de segundos.

5. Veja se o jogo usa o sistema “gacha”

Muito comum em títulos baseados em franquias famosas, esse sistema consiste no sorteio de personagens e equipamentos. Esses sorteios são pagos com a moeda premium do jogo.

Ou seja, você não compra um personagem ou equipamento específico, mas joga dinheiro em uma roleta que irá sortear um personagem para você. A alcunha “gacha” é inspirada nas máquinas de fliperama japonesas conhecidas como “gachapon” ou “gashapon”.

Nela, o cliente coloca moedas e leva para casa itens ou bonecos de uma franquia que goste, como Naruto, One Piece ou My Hero Academia, por exemplo. A diferença é que, nesse caso, ele leva algo real para casa.

homem branco inserindo moedas nas máquinas de gachapon, que inspiraram muitos jogos pay to win
As máquinas gachapon inspiraram muitos jogos pay to win. Imagem: Banco de imagens Flickr/fofie_57

Vale mencionar que personagens raros e competitivos costumam ter as menores probabilidades de aparecerem. Ou seja, pode ser que você perca muito dinheiro apenas pela chance de competir nos rankings globais do game, sem que a sua habilidade tenha algo a ver com isso.

6. Acesse a loja interna do game o mais rápido possível

Por fim, se o jogo passou em todos os itens dessa lista incólume, nossa última dica é que siga direto para a loja interna do game. Nessa loja você pode comprar apenas itens cosméticos ou itens que te dão mais “vidas” ou equipamentos que aumentam seus atributos estão disponíveis.

Se a segunda opção for a sua resposta, então é inegável que o jogo é pay to win em algum nível. Mas isso significa que jogos pay to win são inerentemente ruins?

Não necessariamente. Enquanto algumas empresas abusam desses sistemas em seus jogos, outras já demoram bastante para embarreirar o seu progresso sem gastar.

Ou seja, depende bastante do quanto a empresa responsável pelo game usa o sistema. Embora existam jogos pay to win que ainda permitem ser competitivo sem gastar, outros não te darão a chance de aparecer nos rankings globais sem gastar muito dinheiro antes.