Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Até agora,os smartphones da Vivo Global rodavam o FuntouchOS, interface baseada no sistema operacional Android. Mas, ontem, dia 18/11, a empresa chinesa apresentou em uma coletiva de imprensa o OriginOS, sua nova interface. Dentre as novidades desse sistema estão: notificações mais diretas, janelas multitarefas, organização em grades no desktop e muito mais.

Novidades do OriginOS

Inspirada no jogo Huarong Road, vemos a organização em grade no desktop da nova interface OriginOS, vendendo a ideia de poder mostrar melhor cada elemento do seu aparelho. A interface tem algumas inovações que podem funcionar muito bem, a julgar pelos vídeos divulgados pela Vivo. Assim, uma das maiores novidades dessa nova interface OriginOs são os Nano Alerts, pequenos widgets com informações sempre atualizadas.

publicidade

Além disso, ele conta com o Nano Kits Library, que organiza todos esses componentes em um lugar só. Com apenas dois movimentos – arrastar e soltar – é possível gerar rapidamente pequenas janelas dos aplicativos abertos, trazendo um cenário multitarefa para o usuário. Essas mudanças trazem uma experiência completamente diferente do antigo sistema operacional, FuntouchOS.

Supercard, Sky Window e Behavioral Wallpapers

O sistema também tem a função Supercard, que ativa o seu cartão para pagamentos mesmo com a tela desligada. O widget de tempo também mostra a informação de temperatura em uma linha, assim o usuário pode saber o que esperar das condições climáticas ao longo do dia.

Novo sistema operacional OriginOS (Créditos: Divulgação)

publicidade

Outro recurso interessante do novo sistema da Vivo Global é o Sky Window, que mostra um papel de parede animado de vários locais no mundo que simulam as condições climáticas, iluminação e até nuvens para tentar se aproximar do que está acontencedo no momento.

Papeis de parede realmente impressionantes

Além disso, o sistema conta com novos wallpapers animados, os Behavioral Wallpapers, ou papéis de parede comportamentais. Eles funcionam da seguinte forma, usando um sistema próprio de renderização e algoritmos de efeitos especiais, eles mostram cenas como uma flor se abrindo. O detalhe interessante é que, segundo a Vivo, cada pétala tem um suporte de algoritmo individual. Assim, esse papel de parede pode ser programado para ir sendo ativado ao longo do dia, na medida em que o usuário realiza suas tarefas, como, por exemplo, atingir determinado número de passos.

Parallel Worlds e Multi-Turbo 5.0

Além disso, o sistema vem com o OriginOS Parallel Worlds, que troca a nova interface de componentes pela interface original, sempre que o usuário quiser. Por fim, o OriginOS também conta com a tecnologia Multi-Turbo 5.0, que melhora o uso da memória através da otimização de algoritmos, assim 12 GB de RAM seriam o equivalente a 15 GB.

Dispositivos com a interface OriginOS

Os testes do novo sistema já estão sendo feitos por meio dos funcionários da Vivo Global. Algumas imagens do Vivo X60 e Vivo X60 Pro já mostram o sistema OriginOS. Esses são os dispositivos da empresa que vão receber a nova interface OriginOS. Na primeira leva: Vivo NEX 3S, linha X50, S7, iQOO 5, iQOO 5 Pro, iQOO 3, iQOO Pro, iQOO e iQOO Neo3.

Novo sistema operacional OriginOS

Na segunda leva, em fevereiro do ano que vem, o OriginOS chega ao Vivo NEX 3, NEX 3 5G, linh X30, iQOO Neo e iQOO Neo 855 edition. Por fim, no segundo trimestre de 2021, ele vai estar disponível em vários outros smartphones. São eles: Vivo X27, Vivo S6, Vivo S5, Vivo S1 Pro, Vivo S1, Vivo Z6, Vivo Z5 series, iQOO Z1x, iQOO Z1, Vivo NEX Dual Screen Edition, Vivo NEX S e Vivo NEX/NEX (edição com leitor de digitais na tela).

  • Vivo x30;
  • Vivo x50;
  • iQOO 3;
  • iQOO Neo3;
  • iQOO5;
  • iQOO 5 Pro.

Saiba mais sobre as novas funções do OriginOS neste post com informações traduzidas do site da Vivo Global (em chinês).

Via Sparrows News.