Até agora,os smartphones da Vivo Global rodavam o FuntouchOS, interface baseada no sistema operacional Android. Mas, ontem, dia 18/11, a empresa chinesa apresentou em uma coletiva de imprensa o OriginOS, sua nova interface. Dentre as novidades desse sistema estão: notificações mais diretas, janelas multitarefas, organização em grades no desktop e muito mais.
Novidades do OriginOS
Inspirada no jogo Huarong Road, vemos a organização em grade no desktop da nova interface OriginOS, vendendo a ideia de poder mostrar melhor cada elemento do seu aparelho. A interface tem algumas inovações que podem funcionar muito bem, a julgar pelos vídeos divulgados pela Vivo. Assim, uma das maiores novidades dessa nova interface OriginOs são os Nano Alerts, pequenos widgets com informações sempre atualizadas.
Além disso, ele conta com o Nano Kits Library, que organiza todos esses componentes em um lugar só. Com apenas dois movimentos – arrastar e soltar – é possível gerar rapidamente pequenas janelas dos aplicativos abertos, trazendo um cenário multitarefa para o usuário. Essas mudanças trazem uma experiência completamente diferente do antigo sistema operacional, FuntouchOS.
Supercard, Sky Window e Behavioral Wallpapers
O sistema também tem a função Supercard, que ativa o seu cartão para pagamentos mesmo com a tela desligada. O widget de tempo também mostra a informação de temperatura em uma linha, assim o usuário pode saber o que esperar das condições climáticas ao longo do dia.
Outro recurso interessante do novo sistema da Vivo Global é o Sky Window, que mostra um papel de parede animado de vários locais no mundo que simulam as condições climáticas, iluminação e até nuvens para tentar se aproximar do que está acontencedo no momento.
Papeis de parede realmente impressionantes
Além disso, o sistema conta com novos wallpapers animados, os Behavioral Wallpapers, ou papéis de parede comportamentais. Eles funcionam da seguinte forma, usando um sistema próprio de renderização e algoritmos de efeitos especiais, eles mostram cenas como uma flor se abrindo. O detalhe interessante é que, segundo a Vivo, cada pétala tem um suporte de algoritmo individual. Assim, esse papel de parede pode ser programado para ir sendo ativado ao longo do dia, na medida em que o usuário realiza suas tarefas, como, por exemplo, atingir determinado número de passos.
Parallel Worlds e Multi-Turbo 5.0
Além disso, o sistema vem com o OriginOS Parallel Worlds, que troca a nova interface de componentes pela interface original, sempre que o usuário quiser. Por fim, o OriginOS também conta com a tecnologia Multi-Turbo 5.0, que melhora o uso da memória através da otimização de algoritmos, assim 12 GB de RAM seriam o equivalente a 15 GB.
Dispositivos com a interface OriginOS
Os testes do novo sistema já estão sendo feitos por meio dos funcionários da Vivo Global. Algumas imagens do Vivo X60 e Vivo X60 Pro já mostram o sistema OriginOS. Esses são os dispositivos da empresa que vão receber a nova interface OriginOS. Na primeira leva: Vivo NEX 3S, linha X50, S7, iQOO 5, iQOO 5 Pro, iQOO 3, iQOO Pro, iQOO e iQOO Neo3.
Na segunda leva, em fevereiro do ano que vem, o OriginOS chega ao Vivo NEX 3, NEX 3 5G, linh X30, iQOO Neo e iQOO Neo 855 edition. Por fim, no segundo trimestre de 2021, ele vai estar disponível em vários outros smartphones. São eles: Vivo X27, Vivo S6, Vivo S5, Vivo S1 Pro, Vivo S1, Vivo Z6, Vivo Z5 series, iQOO Z1x, iQOO Z1, Vivo NEX Dual Screen Edition, Vivo NEX S e Vivo NEX/NEX (edição com leitor de digitais na tela).
- Vivo x30;
- Vivo x50;
- iQOO 3;
- iQOO Neo3;
- iQOO5;
- iQOO 5 Pro.
Saiba mais sobre as novas funções do OriginOS neste post com informações traduzidas do site da Vivo Global (em chinês).
Via Sparrows News.