É andar por um lugar como São Paulo e perceber: alguns bairros são oásis, outros são desertos. A cobertura vegetal varia muito pela cidade. E isso é um problema mundial. Hoje, o Google divulgou uma nova para avaliar a cobertura vegetal de qualquer cidade. O Tree Canopy Lab que usa de imagens e inteligência artificial para indicar onde as árvores são mais necessárias.
O objetivo da empresa é estimular as administrações públicas a plantarem mais árvores, de forma eficiente, a fim de reduzir as ilhas de calor nas grandes cidades e ampliar a cobertura vegetal. A iniciativa é parte da plataforma de insights de meio ambiente da empresa, o Environmental Insights Explorer (EIE), para lutar contra as mudanças climáticas.
O EIE está disponível “gratuitamente para ajudar as cidades a medir as fontes de emissão, executar análises e identificar estratégias para reduzir as emissões“, segundo o Google.
Como funciona?
A ferramenta de análise de cobertura vegetal do Google localiza e mede a densidade das copas das árvores e, por meio de imagens aéreas de cores e infravermelho coletadas por aviões ao longo das estações, cria um mapa comparando as imagens por diferentes ângulos.
A inteligência artificial do Tree Canopy Lab produz um mapa para indicar onde é preciso ter mais árvores. Los Angeles, nos Estados Unidos, foi a cidade teste da ferramenta. A ideia do Google é espalhar o Tree Canopy Lab a centenas de cidades em 2021 e, assim, conectar as cidades ao meio ambiente, ampliando a cobertura vegetal, melhorando a qualidade do ar e a sensação térmica em diversos países.
Assim como acontece com o Google Maps, qualquer pessoa poderá acessar a nova ferramenta e avaliar a cobertura vegetal da cidade em que vive.
Via Google
Imagem: Daria Obymaha/Pexels/CC