Digital Wellbeing (“Bem-estar Digital”) é uma área das versões mais recentes do Android com recursos que visam tornar mais saudável a relação das pessoas com seus celulares. Entre outras coisas, no Android 11, o usuário pode ser avisado por olhar para tela por tempo demais. Nessa linha, uma nova atualização pretende evitar um mal contemporâneo que causa, sim, acidentes fatais: teclar no celular enquanto se anda.
É um recurso chamado Heads Up (“Atenção”). Ao ativar o Heads Up o usuário recebe a seguinte mensagem: “Tome cuidado com seus passos com o Heads up. Se estiver andando enquanto usa o telefone, receba um lembrete para focar no que está ao seu redor. Use com cuidado. Heads up não substitui prestar atenção”.
A partir daí a pessoa começa a receber um alerta para parar de teclar enquanto anda após um certo tempo da ação acontecendo. O recurso do Google poderá ser ativado e desativado a qualquer momento.
Recurso novo
Para fazer isso, o Digital Wellbeing solicitará duas novas permissões de dispositivo, “Localização”, que é opcional, e “Atividade física”. Se você permitir a verificação de sua localização, o “Heads Up” ficará ativo apenas quando você estiver ao ar livre, onde corre mais riscos de acidentes.
Dessa forma, você não deve ser notificado para parar de teclar enquanto anda dentro de ambientes fechados como shoppings, lojas, restaurantes e até mesmo sua casa. O foco do sistema é ser usado na rua.
Assim como todos os recursos do Digital Wellebeing, o Heads Up deve ser totalmente opcional. No entanto, ainda não há previsão de quando ele deve ser lançado oficialmente. A XDA Developers ressalta que deve demorar para serviço ser implementado no Android, já que ele ainda não está totalmente disponível na versão beta do sistema.
Via Android Police