Em maio deste ano, o Instagram anunciou um novo tipo de post – chamado de Guias do Instagram – que, segundo a própria rede social, tem como objetivo tornar mais fácil a descoberta de recomendações, publicações, dicas e conteúdos. Lançado no meio da pandemia de COVID-19, os Guias chegaram com a proposta de difundir conteúdo focado em bem-estar e saúde.
No início, o novo tipo de postagem estava disponível para apenas um pequeno grupo de influenciadores e organizações. Agora, a rede social expandiu o Guias para todo mundo e cada usuário pode criar o seu, recomendando os produtos que mais gosta e até indicações de lugares para conhecer.
Como funcionam os Guias?
Os Guias do Instagram ficam disponibilizados nos perfis dos próprios criadores de conteúdo, ao lado de recursos como o Reels e IGTV. Também são compartilháveis por DM ou Stories. No entanto, a grande diferença é que o Guias combina texto, foto e vídeo, e também serve como uma ferramenta de compra, já que por lá também é possível encontrar recomendações de produtos, com preço e link para as lojas. Além disso, a nova atualização oferece a possibilidade de criar conteúdos mais longos, fazendo com que o Instagram se torne uma espécie de blog.
No Brasil, os influenciados e criadores de conteúdo já criam seus próprios Guias do Instagram, com muitas recomendações de produtos, principalmente para skincare e cabelos. Alguns perfis de marcas de roupa também têm apostado nos Guias, o que pode ajudar na variedade de conteúdo e alavancar o engajamento.
Porém, perfis mais voltados ao consumo não foram os únicos a investir nos Guias do Instagram. O Instituto Vita Alere, que promove a saúde mental e a prevenção ao suicídio, também utiliza a nova ferramenta para dar dicas aos seguidores. Lá, é possível encontrar Guias sobre como sobre manter a mente saudável e sobre como manter uma alimentação balanceada.
O uso do recurso por aqui, apesar de ainda tímido, parece estar ganhando mais adeptos, mas ainda com grande foco na divulgação de marcas e vendas, o que leva a acreditar que o Guias do Instagram parece estar mirando cada vez mais o impulso por consumo do usuário do que a propagação do seu propósito inicial.
Via: Instagram