AcessóriosAppleMagSafe Cooling pode tornar o iPhone 12 mais rápido?

Felipe Marsola Monteiro1 semana atrás4 min

A nova linha de processadores da Apple, os modelos A, estão apresentando ótimo desempenho em alguns testes. Porém, algumas características dos produtos fazem com que eles superaqueçam e não entreguem toda velocidade possível. Agora, uma patente revela um jeito de fazer o iPhone rodar mais rápido usando tecnologia MagSafe.

Pequenos, rápidos e quentes

Apenas 5nm. Esse é o tamanho do processador A14 Bionic da Apple que está presente nos modelos iPhone 12, uma redução de 2 nm com relação ao seu antecessor. E o minúsculo chip é potente e consegue realizar 11 trilhões de operações por segundo. 

Mas, tanto poder vem com algumas dificuldades. O tamanho reduzido e a falta de um sistema de resfriamento que acompanhe faz com que os nanoprocessadores super-aqueçam os smartphones. Ao que tudo indica, a Apple reduziu virtualmente o potencial do recurso para evitar problemas com a temperatura alcançada. 

Uma nova patente revelou que a Apple está trabalhando em um sistema que usa tecnologia MagSafe para desativar a limitação no processador. A ideia do projeto é permitir que o recurso magnético reconheça cases com sistema de regrigeração e, assim, libere todo o potencial do chip.

O documento não dá mais detalhes de como a inovação vai funcionar. Mas, sabe-se que enquanto o celular estiver usando o case com refrigeração, a limitação virtual do A14 será desativada. Com isso, o processador pode trabalhar a todo vapor, deixando o celular mais rápido, já que terá meios de manter a temperatura. Ao remover o case, a limitação volta a ser ativada. 

É basicamente o mesmo princípio do overclocking do PC. Seu processador pode operar mais rápido ao custo de maior temperatura, e para isso é preciso lidar com essa temperatura.

Como trata-se apenas de uma patente, não é certeza que a tecnologia chegue ao mercado (como já ocorreu outras vezes). Isso significa que não dá para esperar uma data de lançamento ainda. Porém, já podemos responder a pergunta: sim, a tecnologia MagSafe pode deixar o iPhone mais rápido.

Via iDrop News.