Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A Moment é uma loja de câmeras e equipamentos de fotografia focada nos modelos retrô. Seu app de fotos retrô, exclusivo para iPhone, acabou de receber uma atualização que implementou um filtro com efeito Polaroid. O efeito é inspirado na clássica marca de fotografia instantânea, que, depois de várias falências e reencarnações, até hoje segue na ativa.

Lançado em fevereiro deste ano, o aplicativo chamado RTRO aplica efeitos, como o nome sugere, retrô às fotos. Mas, a câmera de fotos instantâneas da marca ganhou um filtro somente agora. E os desenvolvedores foram a fundo para estudar como reproduzir o efeito em ambiente digital.

publicidade
Mecanismo similar ao analógico

As máquinas Polaroid contam com um processo químico que revela e imprime as fotografias de forma rápida. E a reação dos elementos químicos acaba por aplicar um efeito sobre as imagens que é único do produto. Fato que o tornou tão popular e que fez com que voltasse à moda nos últimos anos. 

Pesquisando como ocorrem essas reações, os desenvolvedores da Moment foram a fundo nos estudos para fazerem diferente. Ao invés de escanear as fotografias para tentar replicar o resultado no ambiente digital ou criar uma camada de filtro que seria aplicada automaticamente em cima da imagem original, eles recriaram o efeito no visor da câmera do celular.

Dessa forma, o usuário consegue visualizar como ficará a fotografia com o efeito e poderá alterar a intensidade do filtro. A tecnologia foi chamada pela Moment de mecanismo de efeito analógico, por se aproximar da realidade das câmeras fotográficas. Já imaginou a junção desse recurso com as futuras câmeras do próximo smartphone da Apple?

Mas, deixar suas selfies com esse visual não será de graça. O app de fotos retrô do iPhone só vai disponibilizar o filtro Polaroid para os assinantes do plano RTRO+ que custa US$ 4 por mês ou US$ 20 por ano.

publicidade

Via 9to5Mac.