AcessóriosDicasNotíciasComo usar seu celular como computador de trabalho

Paulo Amaral2 semanas atrás5 min

Às vezes as pessoas esquecem, mas é um fato óbvio do mundo atual: todos carregam um computador no bolso. E muito mais potente que o que já foi padrão nos escritórios nos tempos do monitor CRT. Por que então não fazer uso disso? Você já pensou como seria prático conseguir usar seu celular também como computador de trabalho?

Isso é possível, mas, para tanto, às vezes são necessários alguns ajustes. Se você é um dos muitos que se encaixam nesse tipo de cenário, não se preocupe. Basta seguir alguns passos bastante simples para usar sem celular, topo de linha ou não, em um computador que suprirá suas necessidades de trabalho.

A ideia, vale ressaltar, não é simplesmente espelhar a tela do celular em um monitor maior – o que muitos aplicativos já oferecem e é bastante útil para quem precisa ficar horas olhando para o visor. O objetivo dessas dicas é, efetivamente, transformar o celular em um computador de trabalho.

Passo 1: Teclado e Mouse

Usar celular computador trabalho

A primeira adaptação necessária para transformar o celular em computador de trabalho é resolver o problema para digitar longos textos, algo que é cansativo e nada prático com touchscreen.  Para resolver isso, o ideal é acoplar um teclado ao dispositivo. Isso pode ser feito de duas maneiras: via cabo USB (o que demandará um adaptador de saída OTG) ou por Bluetooth.

O adaptador OTG modelo USB-C ou micro USB permite ao usuário conectar o teclado e o mouse simultaneamente ao celular, desde que o sistema operacional utilizado seja o Android. Para dispositivos com iOS, a missão é um pouco mais restrita, podendo ser realizada somente por meio de Bluetooth.

Passo 2: Aplicativos

Alguns dos apps mais utilizados para trabalho são encontrados no pacote office, como Word, Excel e Power Point. Ou você pode usar os correspondentes do Google: Docs, Sheets e Slides. Ou qualquer outro de sua preferência: apps para editar texto em celular não faltam.

Passo 3: Finalmente, a tela

Como já foi dito, o espelhamento de tela pode ser feito por meio de uma série de aplicativos disponíveis, tanto para Android quanto para iOS. A segunda forma para quem quiser usar o celular como computador de trabalho em uma tela gigante também é simples: basta usar um cabo HDMI e pronto. Sua TV virou a tela do seu celular.

No caso de aparelhos Android, antes é necessário verificar se ele tem uma saída própria para conexão. Se o celular for da linha iPhone, precisa ter a entrada Lighting presente no dispositivo (iPhone 5 ou superior). Caso contrário, nada feito.

Via: PhoneArena