Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Durante a pandemia, as reuniões, profissionais ou pessoais, em aplicativos como Zoom aumentaram consideravelmente. Com isso, veio também a necessidade de utilizar uma webcam. A maioria dos notebooks já vem com webcam integrada, mas a qualidade da imagem não é das melhores. Já os desktops não têm câmeras por padrão. Para quem está com esse problema, a solução é baixar aplicativos que simulam uma webcam no computador. Isto é, você pode, assim, usar a câmera do seu celular de webcam. E pode ser até melhor que uma webcam mais em conta.

Aplicativos para usar seu celular como webcam no Android

No sistema Android, há várias opções de aplicativos que simulam uma webcam, mas o mais conhecido é o DroidCam. Para utilizá-lo e usar o seu celular de webcam, é preciso seguir os seguintes passos:

publicidade
  1. Instale o aplicativo no seu celular e o servidor no computador.
  2. Depois de instalar o DroidCam, abra o cliente no celular e o servidor no desktop.
  3. Confira se o endereço IP que aparece no servidor é igual ao mostrado no celular. Estando certo isso, ative no servidor.
  4. O celular estará pronto para ser usado como câmera e as imagens da tela do celular também serão vistas no computador. É importante lembrar que os aparelhos precisam estar conectados à mesma rede WiFi para que o processo funcione.
  5. Apesar do nome, também dá pra usar o com um iPhone. Mas só o cliente (isto é, você pode usar um iPhone de câmera com um PC, mas não um iPhone ou Android como câmera num computador com macOS).
  6. O servidor tem também pra Linux.
  7. Nota: a câmera em HD e alguns outros recursos só funcionam na versão paga.

Aplicativos de webcam no iOS

Para iOS, o processo é parecido: instale o cliente e o servidor, e entre na mesma rede WiFi. A maioria dos aplicativos que simulam webcam para iPhone ou são pagos ou requerem compras para desbloquear recursos mais avançados, como é o caso do iCam e do Instant Webcam, mas há opções boas e gratuitas na App Store para usar o seu celular de webcam que quebram o galho na hora da vídeo chamada ou da reunião no Zoom. Um deles é o EpocCam (ex-iWebcamera), e ele é bem simples de instalar:

  1. Primeiro, baixe o aplicativo na App Store. Dentro dele, haverá um link para baixar o programa também no computador.
  2. Depois, é preciso escolher o link que está de acordo com o sistema operacional do seu computador – Windows ou macOS, baixar e instalar.
  3. Por fim, o programa será instalado e você poderá usar o seu celular de webcam normalmente.