Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Mozilla acaba de divulgar seu guia para compradores “Privacy Not Included” (Privacidade Não Inclusa) de 2020. Nesse guia de “creepy tech” o Mozilla avaliou a proteção de privacidade de vários produtos smart: rastreadores de fitness, fones de ouvido, brinquedos de cachorro até material de escritório.

Foram 136 produtos avaliados para o guia, onde eles dão notas num espectro de “Not Creepy” (não suspeito) até “Super Creepy” (suspeito pacas). A ideia do Mozilla é mostrar aos compradores, antes do frenesi de compras de fim de ano, que produtos protegem sua privacidade (não suspeito) e que produtos vão vender até sua mãe se puderem (suspeito pacas).

publicidade

Este ano, 37 produtos da lista ganharam o rótulo Privacy Not Included, mas 22 produtos receberam a classificação Os Melhores. Um exemplo de presente de fim de ano seguro que o guia do Mozilla encontrou: Sphero Mini & Bolt. Os robozinhos da Sphero são brinquedos que ajudam crianças a aprender programação. Segundo o guia, o brinquedo não compartilha dados e tem configurações fáceis de controle para os pais, o que deixa as crianças mais seguras.

Uma empresa que aparecia com frequência nos guias anteriores era a Nintendo, que, segundo o Mozilla, fazia um bom trabalho para proteger os dados do usuário. Mas este ano, o guia apontou que há preocupações de segurança com o novo jogo de realidade mista do Nintendo Switch Mario Kart Live: Home Circuit. O game usa um carrinho de verdade que anda pela casa do jogador, mapeando o local além de tirar fotos. A Nintendo ainda não deixou claro como vai proteger os dados coletados pelo jogo.

E se algo der errado?

As coisas vão ficando mais estranhas conforme você rola a lista. Uma caixa de areia smart para gatos, por exemplo, que promete limpar as necessidades do seu felino e colocar em um saco plástico. Segundo a descrição do produto, a caixa avisa pelo celular quando você precisa esvaziar o contêiner de lixo. Pena que o app do produto coleta seus dados, além de usar sua câmera e rastrear sua localização. O fornecedor do produto não diz nada sobre para quem vai ter acesso a essas informações.

No geral, o Guia de Creepy Tech do Mozilla é um bom jeito de não transformar a vida da sua família e amigos num episódio de Black Mirror de Natal. 

publicidade

Via Android Authority.