A notícia de que o Google vai cobrar por armazenamento de fotos além do limite de 15 GB estava incompleta. A nova limitação também se aplica ao espaço para armazenagem de documentos, planilhas, formulários e apresentações. Essa regra deve passar a valer a partir de 01/06/2021.
A boa notícia é que, assim como as fotos e vídeos do Google Fotos, todos os arquivos que já existem armazenados ficarão fora da conta. Apenas os que forem modificados após 1º de junho passarão a ser contabilizados nos 15 GB.
Impacto
No entanto, o Google estima que em torno de 80% dos usuários ainda terão cerca de três anos antes de atingir o limite de 15 GB. De toda forma é possível descobrir quando você deve ficar sem espaço de armazenamento e em que momento o Google Docs vai cobrar pelo armazenamento. Para isso a empresa providenciou uma estimativa personalizada baseada na frequência com que são feitos backups de fotos, vídeos, arquivos e outros conteúdos. Basta verificar nesta página.
Quem não tem como evitar atingir o limite tem opção de comprar mais espaço em um dos planos do Google One. Por exemplo, num plano de 100 GB de armazenamento é possível pagar a partir de R$ 7 por mês. Também sãos incluídos outros benefícios para assinantes, como acesso a especialistas do Google, recursos exclusivos (ferramentas avançadas de edição de fotos) e planos compartilhados para famílias.
Mais mudanças
Ao mesmo tempo, o Google promete mais mudanças. Dessa vez será no que diz respeito à política para contas inativas há dois anos ou mais. Se o usuário estiver inativo em um ou mais desses serviços (Gmail, Drive e Fotos) o Google pode excluir o conteúdo. Da mesma forma se ultrapassar o limite de armazenamento por dois anos, empresa também vai poder excluir o conteúdo.
Em princípio, há explicação para tantas mudanças. De acordo com o Google, um dos motivos é que diariamente mais de 4,3 GB de conteúdos são carregados no Gmail, Drive e Fotos. Caso não haja mudanças, a empresa alega não poder fornecer uma boa experiência de armazenamento diante da crescente demanda.
Fato é que por enquanto ninguém deve entrar em pânico. Afinal a empresa garante notificar os usuários “várias vezes” antes que qualquer conteúdo seja removido, para que tenham tempo de fazer backup. Mas, como o diz o velho ditado: “não há bem que sempre dure nem mal que nunca tenha fim”.
Via XDA.