Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O Facebook está lançando mais um recurso presente há tempos em outras plataformas, desta vez se inspirando no modelo do Snapchat para inaugurar o “Vanish Mode”, uma nova forma de conversar pelo Messenger, que apaga automaticamente as mensagens trocadas assim que elas são visualizadas.

O Vanish Mode, tecnicamente já existe no Instagram e no WhatsApp, ainda que em menor grau: na rede social de fotos, você consegue determinar um tempo de permanência de uma foto ou vídeo compartilhado via mensagem direta, ou mesmo apagá-lo após sua abertura. No Messenger, a ideia é ampliar isso a um modo completo, avulso e robusto que valha também para mensagens de texto.

publicidade
Vanish Mode do Facebook Messenger

Facebook lança recurso “Vanish Mode”, que apaga mensagens do Messenger assim que são visualizadas (Imagem: Divulgação/Facebook)

Funciona da seguinte forma: ao habilitar o Vanish Mode (o Facebook criou uma opção exclusiva para isso nas configurações da conversa), você troca mensagens com seu contato ou grupo normalmente. Assim que você ou outras pessoas fecharem a janela do chat, porém, a mensagem desaparece. Permanentemente.

O Vanish Mode será disponibilizado em formato “opt in”, ou seja, depois que você o acionar, o outro usuário ou usuários da conversa deverão aceitar participar dele. Esse novo formato será adotado também no Instagram, ampliando o que a rede já fazia anteriormente. Vale lembrar também que, assim como já ocorre no Instagram, o Messenger passará a alertar você caso um usuário “tire print” a mensagem a ser deletada.

Vanish Mode busca tornar o Facebook mais versátil

O Vanish Mode é apenas mais uma alteração implementada no Messenger, que passou por uma grande reformulação visual recentemente. Ele vem para reforçar um desejo já antigo do CEO Mark Zuckerberg, anunciado em meados de 2019: o co-fundador do Facebook quer que a plataforma se torne mais independente do feed de notícias, concentrando-se em aprimorar recursos alheios a ela – como outros apps conectados ao ecossistema que ele criou.

Há algumas semanas, o Facebook enfim liberou as opções de exibição do feed para que usuários tivessem mais controle sobre como as postagens de suas redes de amigos e páginas curtidas lhes sejam exibidas.

publicidade

Junto da nova medida, a ideia do Facebook é incentivar o engajamento por todas as suas plataformas. Ou seja: você vê um link interessante no feed, compartilha com seus contatos via Messenger apenas para ver a mensagem ser deletada pouco depois, mantendo a conversa mais “limpa”.

Por enquanto, apenas os EUA “e alguns países” já estão com o Vanish Mode ativado. Outros mercados devem recebê-lo nas próximas semanas.

Via 9to5MacDigital Information World.