NotíciasTendência entre os ultra-ricos: dumbphones de luxo

Marina Schnoor4 meses atrás5 min

A companhia Xor (que se pronuncia “eggsor”) está fabricando celulares de ultra luxo para as elites do mundo. O primeiro aparelho da empresa é o Xor Titanium, um celular com caixa de titânio que permite chamadas de voz por 2G/3G e mensagens de texto por SMS. Tudo isso (?!) pela bagatela de US$3.942 (mais de R$21 mil).

Você leu certo: chamadas de voz em 3G e SMS. O “celular de ultra-luxo” é no sentido do que era um celular em 1999. Não smartphone – que talvez seja falta de classe, ao alcance de qualquer plebeu. 

Um luxo paleolítico

A Xor foi cofundada por Hutch Hutchison, ex-chefe de design da Vertu, que começou como o ramo de artigos de luxo da Nokia. A Vertu tinha como público-alvo os mega-ricos, vendendo celulares forjados de materiais nobres como titânio e couro como o Vertu Ascent Ti lá em 2007, na aurora do smartphone.

A Vertu foi descontinuada com a era dos smartphones, que tornou celulares desse tipo obsoletos. Ou será? Hutchison diz que foi abordado por antigos clientes (anônimos) da Vertu, gente rica o suficiente para bancar a fundação de uma nova empresa, a Xor, fabricando os mesmos tipos de celulares de luxo.

Clientes muito seletos

O Xor Titanium pode ser um dumbphone, mas tem cancelamento de ruído para chamadas de voz e carregamento wireless. Sem nenhum tipo de tecnologia smart, a bateria do aparelho pode durar até cinco dias por carregamento. Além disso, se duas pessoas têm celulares Xor, as chamadas e mensagens entre elas são criptografadas de ponta a ponta. Os aparelhos Xor também possuem uma chave secreta que permite que o usuário apague seus dados remotamente.

Os clientes da Xor, segundo Hutchison, são empresários de alto escalão que precisam de comunicação de confiança, principalmente da Ásia e Oriente Médio. Outra parcela do público deles é de “caras que curtem carros e relógios caros”, disse o cofundador. Ele acrescentou ainda que pessoas que reclamam do preço de seus celulares de luxo “não são os clientes da Xor”. Tá bom então.

O Xor Titanium deve sair oficialmente no primeiro trimestre de 2021.

Via Engadget