Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Um relatório do app de benchmarks AnTuTu revelou quais são as preferências globais dos usuários de celular Android. O relatório avalia quais especificações são suas favoritas, dentre sete categorias diferentes.

A pesquisa foi realizada ao longo do terceiro trimestre do ano. Contudo, o AnTuTu anunciou que a pesquisa não pode ser usada como referência do mercado em geral. Isso acontece por conta da pesquisa considerar apenas a base de usuários do seu aplicativo.

publicidade
Como o AnTuTu conseguiu os dados?

Um aplicativo de benchmark é usado para avaliar as especificações de um aparelho. Ou seja, ele avalia o seu celular e também pode testar suas capacidades. Por isso, ele conta com todas as informações sobre a composição e especificações do seu aparelho.

Entre elas, o tamanho de tela, o quanto de armazenamento e memória RAM ele possui e qual o processador que ele possui, entre outros. É justamente por essa capacidade de coletar informações que a pesquisa de preferências globais de celulares do AnTuTu considerou apenas seus próprios usuários.

Quais dimensões e resoluções de tela os usuários preferem?

Não há aparelho com mais variedade de tamanhos de tela que os celulares. A pesquisa do AnTuTu reflete bem essa realidade, já que tamanhos variados estão entre os mais populares.

Atualmente, os três tamanhos de tela mais populares são os de 6,4, 6,3 e 6,5 polegadas, respectivamente. O tamanho de tela mais usado é encontrado com frequência em celulares intermediários ou topo de linha em gerações passadas, como o Galaxy M31 e o Galaxy S10+.

publicidade

Por outro lado, celulares com telas menores que 5,5″ se tornaram mais raros, já que os modelos econômicos que tinham esses tamanhos de tela estão sendo substituídos.

Celulares na faixa das 6,4 polegadas são os mais usados pelos consumidores

Celulares na faixa das 6,4 polegadas são os mais usados pelos consumidores. Imagem: AnTuTu

Em relação à resolução, 1080p se tornou um padrão indiscutível entre os celulares. No relatório, o AnTuTu revela que mais de 85% dos celulares já contam, no mínimo, com essa resolução.

1080p é a resolução favorita da maioria dos usuários de celular

1080p é a resolução favorita da maioria dos usuários de celular. Imagem: AnTuTu

Processadores e núcleos: quais os mais usados?

Entre os processadores, os Snapdragon da Qualcomm permanecem os mais populares, de acordo com a pesquisa do AnTuTu. Nas preferências globais de celular, ela ocupa 57,5% dos smartphones de usuários do aplicativo. No segundo lugar ficam a Samsung com o seu Exynos e a Hisilicon da Huawei, responsável pelos processadores Kirin. Ambas ficam na faixa dos 14%, seguidos pela Mediatek com 12,4%.

O Snapdragon da Qualcomm costuma ser o mais popular entre os celulares

O Snapdragon da Qualcomm costuma ser o mais popular entre os celulares. Imagem: AnTuTu

Em relação à quantidade de núcleos, a predominância dos celulares octa-core é quase total. Com 95,1% dos usuários, é possível notar que o padrão se estende por todas as categorias de preço.

Seja econômico ou premium, processadores de oito núcleos são o padrão do mercado em 2020.

O octa-core pode ser considerado o padrão entre os processadores de celular

O octa-core pode ser considerado o padrão entre os processadores de celular. Imagem: AnTuTu

Qual memória RAM é a mais usada em celulares?

Memória RAM e armazenamento costumam ser fatores decisivos na escolha de um novo celular. De acordo com os relatórios do AnTuTu de preferências globais, os celulares com 6 e 4 GB são os mais populares.

Os 4 GB de memória RAM costumam estar presente na maioria dos celulares econômicos e intermediários. Em smartphones premium, costumamos ver essa quantidade apenas no iPhone. O próprio iPhone 12 padrão, lançado no mês passado, é um modelo com 4 GB de RAM.

Por outro lado, é comum que os modelos intermediários de celulares Android já contem com 6 GB, tornando-os mais populares. Os Galaxy A21s da Samsung são um exemplo disso, apesar de também contarem com modelos de 4 GB de RAM.

Ainda assim, a tendência para os próximos anos é que os modelos com 8 GB de RAM (terceiros no relatório atual) se tornem gradualmente mais populares. Ou seja, a partir de 2021 ou 2022 estimamos que os modelos de 6 e 8 GB estejam entre os mais populares.

Por outro lado, celulares acima dos 8 GB ainda são bastante raros. Os modelos de 12 GB, por exemplo, representam apenas 2,1% dos celulares pesquisados.

6GB e 4GB costuma ser a memória RAM da maioria dos aparelhos

6GB e 4GB costuma ser a memória RAM da maioria dos aparelhos. Imagem: AnTuTu

Qual capacidade de armazenamento é a mais comum?

Quando falamos em armazenamento, o mais comum é encontrar modelos com 128 GB, que ocupam 41,3% dos aparelhos da pesquisa. Ainda assim, é uma das informações que podem estar mais fora da realidade, já que modelos de 128 GB costumam ser os mais caros entre os intermediários.

Em seguida vem o modelo de 64 GB, que costuma ser a média entre todas as linhas atuais de aparelhos. Apesar de ainda presente em uma boa fração de aparelhos, os modelos de 32 GB já mostram estar entrando em desuso.

Embora discorde da predominância dos modelos de 128 GB, é possível concordar que os modelos de 64 e 128 GB continuarão sendo os mais populares por alguns anos. Especialmente ao considerar nosso mercado.

Uma das poucas informações que conflitam com nossa percepção é a de que 128GB é o armazenamento mais presente

Uma das poucas informações que conflitam com nossa percepção é a de que 128GB é o armazenamento mais presente. Imagem: AnTuTu

Qual é a versão mais usada do Android?

O relatório de preferências globais do AnTuTu mostrou quais versões do Android estão mais presentes nos celulares. A apresentação revela um padrão que já conhecemos no Android: diferente do iPhone, a edição mais popular do sistema não é a atual.

Quem ocupa o topo em popularidade é o Android 10, da penúltima geração. Seguido dele vem o antecessor Android 9. A versão 11, em si, não chega nem a ser retratada no relatório.

A edição anterior do Android ainda é a mais popular. Já o Android 11 está longe disso.

A edição anterior do Android ainda é a mais popular. Já o Android 11 está longe disso. Imagem: AnTuTu

O que podemos concluir com esses resultados?

Em geral, a pesquisa do AnTuTu reflete bem os padrões que vemos também em nosso mercado. Preferência por telas maiores, presença dos processadores da Qualcomm e memória RAM concordam com o que podemos notar por aqui.

O único dado conflitante com a minha percepção de mercado foi o armazenamento, já que 128GB costuma figurar entre os modelos mais caros de smartphones intermediários. Pelo menos no Brasil, um aparelho como o já citado Galaxy A21s com 128GB custa pouco menos do que o próprio Galaxy S20 com o mesmo armazenamento.

Vale mencionar que ambos foram lançados no mesmo ano, mas o S20 pertence à linha principal e premium da Samsung. Ainda assim, é importante frisar que a própria organização deixou claro que os resultados da pesquisa podem não refletir a realidade.

Via AnTutTu.