Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

O carro-chefe da Huawei, o Mate 40 Pro, promete ser o mais potente androidphone de todos os tempos. Recentemente, ele ficou no topo do ranking de câmeras do DxOMark. Agora, a empresa chinesa publicou, na rede social Weibo, um post em que um de seus engenheiros explica qual é a das exóticas lentes deformáveis do Mate 40

Por que uma lente deformável?

Conforme já se sabe, o Mate 40 Pro possui, numa de suas câmeras, uma lente ultra-wide (grande angular). A principal função desse tipo de lente é proporcionar fotografias com maior campo de visão na horizontal. Entretanto, para atingir esse efeito, surge um problema: a distorção dos objetos fotografados, causado pelo formato da lente da câmera.

publicidade

Lentes são, geralmente, esféricas ou asféricas. Isto é, mais ou menos redondas em sua superfície e responsáveis pela distorção. É por isso, segundo a própria Huawei, que o Mate 40 Pro possui lentes deformáveis. Aliás, a empresa esteve desenvolvendo essa tecnologia por mais de dois anos antes de apresentá-la num smartphone.

Comparação fotos ultra-wide

Comparação de fotos ultra-wide mostrada pela Huawei, entre seu smartphone e o Iphone 11 Pro Max (fonte: Huawei/Reprodução)

Além da possibilidade de fotos ultra-wide sem distorção, a lente deformável poderá diminuir o peso dos smartphones, se sua espessura for diminuída progressivamente. Terá impacto também no design dos celulares, caso se torne uma tecnologia comum.

Lente deformável Huawei Mate 40 Pro

A lente deformável do Mate 40 Pro (fonte: Huawei/Reprodução)

Outra vantagem da lente deformável é a qualidade das fotos, aumentada graças à maior quantidade de luz que atinge seus sensores. Por fim, parece que a Huawei pensa em fazer o mesmo para lentes do tipo telefoto (o oposto de grande anglualr), que também causam distorção de imagem. Mas os resultados disso só serão vistos daqui algum tempo.

Via: GSMArena.

publicidade