Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Sem qualquer explicação, o popular app Tapatalk foi removido da Play Store. Como se já não fosse frustrante o suficiente para seus milhões de usuários, o Google fez isso sem nenhuma explicação. Tampouco o próprio Tapatalk se pronunciou.

Para quem não conhece, o Tapatalk é um app de conversa em formato fórum, reunindo mais de 200 mil dessas listas de discussão. Se você já usa o aplicativo gratuito, não deve ser afetado (ou ninguém relatou ser até agora). Mas quem tem assinatura VIP terá problemas, pois depende do faturamento via Google, e isso não vai funcionar com o Tapatalk removido da Play Store.

publicidade
Meio ancestral

O app surgiu em 2010, para levar aos celular os fóruns da internet. (Fóruns, para quem nunca usou, são uma forma de comunicação social digital ancestral, datada dos primeiros anos da Internet, anterior às redes sociais inspiradas neles, mudando o foco da conversa para o usuário.) A maioria dos fóruns, no começo da era do smartphone, ainda era pensada pra desktop e não tinha um layout compatível com dispositivos móveis. Isso tornava difícil navegar nas discussões. O Tapatalk não é tão popular hoje quanto já foi antes, porque os fóruns melhoraram, ou migraram para o Reddit.

O silêncio tanto do Google quanto do Tapatalk quanto à remoção da Play Store tornam difícil especular sobre qual a real razão . Houve alguns casos em que o motivo era algo mundano, como problemas técnicos. Em outros, podem ser questões políticas do conteúdo ou entre as empresas.

Via Android Community

publicidade