Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Há alguns meses, a Apple anunciou a transição de seus processadores da linha Mac. Os processadores Intel, usados até então, darão lugar a processadores de fabricação própria. Embora seja uma transformação gradual, segundo a empresa, relatórios recentes divulgaram o desenvolvimento do novo processador A14T.

Os novos iMacs, com o chip Apple Silicon, provavelmente terão um novo processador, o A14T. Além disso, novos modelos do Macbook e do iPad Pro, também equipados com Apple Silicon, também devem contar com o mesmo processador.

publicidade
Uma nova GPU para os Macs

Entretanto, as novidades não se esgotam nos dois novos processadores. A Apple, aparentemente, está desenvolvendo uma GPU própria para os novos Macs, de codinome Lifuka. O nome provisório é uma provável referência a uma ilha de Tonga, na Polinésia. Aliás, os codinomes recebidos pelos processadores A14X e A14T são, respectivamente, Tonga e Mt. Jade.

Tanto a nova GPU quanto os novos processadores serão desenvolvidos com chips de 5 nm. Até agora, o único lançamento da Apple no Brasil que conta com a tecnologia de 5 nm é o iPad Air 4, com o chip A14 Bionic.

Novos processadores Apple

Imagem divulgada que mostra os novos processadores em desenvolvimento pela Apple (fonte: China Times)

Espera-se que o lançamento dos novos Macs, os primeiros com chips Apple Silicon e processador A14X, ocorra no mês que vem, em novembro. Em contrapartida, o lançamento do primeiro iMac com processador A14T deve se dar somente no ano que vem.

A15 e A16 também estão no horizonte

Ainda de acordo com a fonte, o iPhone 13 usará um processador A15 Bionic, com desenvolvimento a partir do terceiro quadrimestre de 2021. Depois disso, teria início o desenvolvimento do A15T.

publicidade

Além disso, a TSMC estaria trabalhando no futuro processador A16, deve ser fabricado no processo de 3nm, e deve equipar os novos iPhones e iPads a partir de 2022.

As informações foram divulgadas originalmente pelo jornal China Times e podem ser encontradas aqui (em chinês).

Via Apple Insider.