Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nunca tire onda com alguém cujo exemplo você pode acabar seguindo: segundo fontes do site sul-coreano ChosunBiz, a próxima edição do flagship da Samsung, a chamada linha Galaxy 21, virá sem carregador e fones de ouvido na caixa – assim como fez a Apple com o seu recentemente revelado iPhone 12.

A informação não é confirmada, evidentemente. Entretanto, as fontes do site dizem que a Samsung está pelo menos considerando a ideia, sendo mais propensa a remover os fones de ouvido e talvez manter o adaptador de viagem (a “tomada” do carregador). De qualquer forma, um cabo de conexão USB deve acompanhar a embalagem.

publicidade
Galaxy S21 virá sem carregador

Rumores indicam que o Galaxy S21, da Samsung, deve chegar no ano que vem, também viria sem carregador na caixa

A ideia não seria exatamente inédita, considerando que a Samsung vem sendo alvo de rumores do tipo desde o início do segundo semestre. Entretanto, adotar essa medida pode pegar mal para a imagem pública da empresa sul-coreana, já que ela foi uma das marcas que zombaram da Apple quando a companhia liderada por Tim Cook confirmou a remoção dos acessórios em seus dispositivos.

Galaxy 21 sem carregador seria amigável ao meio ambiente?

Remover acessórios das caixas pode ser uma medida que não agrade aos consumidores. Entretanto, não há nenhuma norma que impeça as empresas de tomá-la. No caso da Apple, a justificativa para a remoção do fone de ouvido e do adaptador seria seu compromisso na redução de sua pegada de carbono. Assim, o esforço seria para tornar a empresa mais amigável ao meio ambiente, e ao mesmo temo melhorando a logística com a redução das caixas.

Cores do iPhone 12

Linha iPhone 12 vem com o cabo, mas sem o adaptador de energia

“Os consumidores já têm mais de 700 milhões de fones [com conector] Lightning”, disse Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais, sociais e políticas da Apple, durante o evento de revelação do iPhone 12.

“E eles também já têm mais de dois bilhões de adaptadores de tomada da Apple. Então vamos remover esses itens da caixa do iPhone, a fim de reduzir nossas emissões de carbono e evitar a mineração e o uso de materiais preciosos”. A questão é que apenas o conector da linha iPhone 11 é compatível com o conector USB-C que também acompanha os novos modelos.

publicidade

Outras empresas adotaram práticas similares, como, por exemplo, a Xiaomi. Alguns smartphones da empresa já vêm sem o fone de ouvido. Além disso, um anúncio recente da empresa chinesa revelou que ela abandonaria o envelopamento plástico em todos os seus produtos.

Resta saber se a Samsung, caso confirme o Galaxy 21 venha sem o carregador, a empresa vai usar a mesma justificativa. Por enquanto, a empresa mantém-se em silêncio.

Segundo as especulações, o Galaxy S21 e o S21 Ultra devem ser lançados em janeiro do ano que vem.

Fonte TechRadar.