Os celulares podem acabar deixando na mão quem não se atenta aos cuidados básicos com o aparelho, como é o caso da bateria, que é, salvo dano físico na tela, geralmente a primeira parte a dar sinais de idade. Para evitar dores de cabeça, confira essas dicas e cuidados para estender a vida útil da bateria de seu celular.
1. Cuidado com quedas
Além de serem prejudiciais para a tela do aparelho – que pode quebrar – as quedas também afetam a saúde da bateria, principalmente as que são feitas de íons lítio. Isso ocorre porque a bateria de lítio esquenta mais rápido e pode até explodir por causa das quedas.
2. Evite usar o celular durante o carregamento
As baterias de íons de lítio não se dão bem com o calor e, durante o carregamento, o celular pode esquentar um pouco, causando danos à bateria. Uma dica de como evitar isso é não utilizar o aparelho durante o carregamento, preservando a vida a útil e a saúde dele.
3. Dê preferência aos carregadores originais
Recorrer aos carregadores não originais em situações de emergência é algo comum. No entanto, essa prática pode acabar deteriorando a bateria do celular, uma vez que esses carregadores não possuem a voltagem compatível com a do aparelho, podendo acelerar ainda mais o processo de envelhecimento da bateria. Por isso, é melhor gastar um pouco e garantir um bom carregador.
4. Tente não carregar o celular em temperaturas altas
O calor pode prejudicar a bateria do celular. No Brasil, as temperaturas são altas a maior parte do ano, mas no verão, as temperaturas aumentam ainda mais, o que pode deteriorar a vida útil da bateria, já que ela também gera calor. Uma dica e cuidado para preservar a bateria do celular é tentar carregá-lo quando as temperaturas estiverem mais amenas e, de preferência, longe do sol. Assim, é possível evitar dores de cabeça e surpresas desagradáveis com a bateria do seu aparelho.
5. Economize
Essa é óbvia. Mas, como qualquer coisa criada pelo ser humano, o uso degrada a bateria. Pode não pesar tanto assim na conta de eletricidade, e a carga pode até durar o dia inteiro, mas, a longo prazo, mais uso significa uma vida mais curta. Use as opções de bateria no seu celular para verificar quais são os aplicativos que mais consomem. Diminua suas permissões (o uso de dados é um dos maiores tomadores de recursos) ou desinstale. Sem dó.