Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

O assistente de busca e o app do Google agora incluem uma função que permite a você cantar, assobiar, cantarolar ou até mesmo enrolar para encontrar uma música que simplesmente sumiu da sua memória.

Para a mágica acontecer, basta perguntar “que música é essa?”, e depois reproduzir (da maneira que você puder) algum trecho da canção. Então o Google usa de aprendizado de máquina para comparar sua performance com notas de músicas reais, trazendo uma lista dos possíveis títulos.

publicidade

Funciona assim: um algoritmo transforma o áudio do usuário numa sequência numérica. Então, ele compara músicas de estúdio reais com essa sequência. Por fim, o algoritmo remove instrumentos musicais, timbre e tom do vocalista, de forma a focar apenas na sequência numérica para encontrar as músicas.

Todo processo foi aperfeiçoado com várias fontes de pessoas reais, cantarolando, assobiando e cantando. Em conclusão, com a nova função do Google de cantar para encontrar músicas, ficou mais fácil finalmente saber qual é a música daquele meme que não sai da sua cabeça.

Quer entender melhor como funciona? Clique abaixo para assistir ao vídeo de demonstração do recurso Hum to Search.

Conheça também o Sodar, um app criado para medir o distanciamento social apropriado para os tempos de pandemia.

publicidade

Via: GSMArena.