Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Sodar, web app do Google usa realidade aumentada para mostrar qual a distância social segura a ser mantida quando o usuário estiver andando na rua

Depois de ampliar as opções de busca usando realidade aumentada, o Google desenvolveu uma solução usando a tecnologia para ajudar no combate ao novo coronavírus. O Google criou o app Sodar, que pode ajudar a manter o distanciamento social indicado pelas autoridades de saúde durante a pandemia da Covid-19.

publicidade

O app usa a realidade aumentada para mostrar um arco virtual em um raio de 2 metros redor do usuário. O arco se move junto com o usuário em qualquer direção que ele ande. Dessa forma, é possível usar o Sodar na rua para ter a certeza de que ninguém se aproxima a uma distância que possa ser perigosa.

Caso uma pessoa se aproxime demais, o usuário pode pedir educadamente para que ela se afaste, e assim, todo mundo fica mais seguro. Isso é muito útil para eventuais filas, ou outras situações nas quais o usuário precise ficar perto de outras pessoas mesmo durante a quarentena.

O app roda no browser Chrome, usando a API do WebXR. Por enquanto, ele só pode ser usado no Android depois que o usuário liberar as permissões, já que no iOS o recurso ainda não está disponível. Além disso, apesar dele supostamente funcionar com qualquer Android compatível com o ARCore, testamos em um que não funcionou, assim nem todos os dispositivos da lista são compatíveis.

Para testar se o seu dispositivo Android funciona com o Sodar, é só abrir o link sodar.withgoogle.com no Chrome.

publicidade

O anúncio foi feito através do perfil Experiments with Google no Twitter. Além do Sodar, o Google tem muitos outros projetos focados em ajudar as pessoas a lidarem melhor com a pandemia do novo coronavírus, confira nesta página do Experiments with Google.

Via Android Police.