Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Depois de ter sido lançado em novembro do ano passado em uma versão de testes para poucos escolhidos, a o app Photoshop Camera finalmente chegou a todos os usuários. O Camera foi lançado em versões para Android e iOS, mas no Android infelizmente só alguns smartphones mais recentes são suportados.

80 lentes disponíveis

Photoshop Camera

publicidade

O app tem cerca de 80 filtros personalizados com cores e texturas para transformar suas fotos em montagens dignas do Photoshop para Windows e Mac. O Photoshop Camera tem uma varinha mágica que ajusta a foto automaticamente, com resultados que variam bastante. Apesar disso, sua proposta e sua função são totalmente diferentes do aplicativo para computadores.

Aqui, a principal proposta é ser um app simples, com o qual qualquer pessoa pode obter ótimos resultados, mesmo que não tenha nenhuma experiência com o Photoshop e programas de edição de imagens. O app funciona com filtros com efeitos, chamados pela Adobe de lentes, que mostram seus resultados em tempo real.

Cada filtro tem diferentes visuais que podem ser acessados ao deslizar o dedo para o lado. Alguns deles colocam texturas, desenhos ou figuras geométricas nas imagens, enquanto outros brincam com dupla exposição. Além disso, existem outros aparentemente mais simples que mexem na tonalidade, saturação e contraste das fotos ou vídeos, mas também funcionam muito bem.

Todas as lentes foram muito bem pensadas e são quase sempre bem divertidas. Além de funcionar na hora de tirar a foto, cada foto pode ser editada para ver como ficaria com alguma das outras lentes. O uso do app é totalmente gratuito, mas é claro que o objetivo da Adobe é que mais pessoas se cadastrem em seu ecossistema, e quem sabe venham a ser clientes de sua suíte de aplicativos.

publicidade
Feito sob medida para ser compartilhado

A Adobe quer que os usuários do app compartilhem suas criações nas redes sociais, e o Photoshop Camera conta com botões para replicar seu conteúdo no feed ou nos stories do Instagram ou Facebook, além de enviar uma mensagem ou um Whatsapp e postar no Lightroom.

Nas descrições do app no Google Play e na App Store, a Adobe pede para que os usuários usem a hashtag #photoshopcamera quando compartilharem as fotos e vídeos, para assim ajudar a disseminar o uso do app.

Filtros personalizados para eventos e locais

Segundo uma declaração de um executivo da Adobe ao The Verge, a empresa não se vê como concorrente de apps como o Instagram e o Snapchat, que contam com vários filtros interessantes incluindo muitos feitos pelas suas comunidades.

Isso até que faz sentido, pois o Photoshop Camera é mais um concorrente do Art Transfer do Google, e as redes sociais são mais suas parceiras. Um exemplo disso é a deixa que ele deu de que Camera pode ser integrado a outros apps no futuro.

Outra ideia para os próximos meses e anos é lançar lentes que possam ser fonte de renda para eventos, festivais ou locais especiais. Isso é algo que certamente tem o potencial de atrair tanto consumidores quanto desenvolvedores. Um exemplo disso já está disponível no app, o filtro personalizado feito em parceria com a cantora Billie Eilish.

Saiba mais sobre o PS Camera no site da Adobe Brasil. Quer testar o app? É só fazer o download para Android ou iOS.