Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Facebook Collab

O Facebook está lançando um app para concorrer com o fenômeno TikTok, o Collab, que fazendo jus ao seu nome, permitirá que usuários criem músicas em colaboração.

publicidade

O app funciona com três vídeos independentes que são tocados de forma sincronizada. Os vídeos podem ter trechos tocados em uma guitarra, baixo, teclado, bateria ou qualquer outro instrumento, além da voz. Ao usar o Collab, é possível descobrir outros vídeos com outros arranjos, mas para participar, é preciso gravar um novo trecho. Segundo o FB, não é preciso ter experiência musical para usar o app.

Quando o usuário postar um Collab, ele poderá ser usado por outros usuários para criarem seus próprios vídeos. Ao usar os trechos de outros usuários, todos eles vão receber os devidos créditos.

Depois que o vídeo estiver pronto, ele pode ser divulgado nos Stories ou no feed do Instagram, nos Stories do Facebook ou outras redes sociais, mas só depois que ele for postado no feed do app.

A área de novos produtos do Facebook, chamada de NPE (New Product Experiment) é a responsável pelo app, que já vinha sendo desenvolvido, mas teve seu lançamento adiantado, assim como aconteceu com o Messenger Rooms. O motivo foi a grande quantidade de lives de música que estão sendo lançadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

publicidade

O app foi lançado apenas para quem tiver o convite, e pelo menos por enquanto, só está disponível para iOS. O FB abriu uma lista de espera para interessados em testar o Collab, mas pelo menos por enquanto, ela não está aceitando inscrições do Brasil.

Essa não é a primeira tentativa do Facebook para enfrentar o TikTok, a última tinha sido o app Lasso, que foi lançado na Índia.

Saiba mais sobre o Collab no blog de novos produtos do Facebook.

Via GizChina.