Um relatório recente da empresa de segurança cibernética Trend Micro destacou que o Brasil figura como o segundo país mais vulnerável a ataques de hackers em todo o mundo. De acordo com os dados da pesquisa, apenas os Estados Unidos tiveram mais ameaças bloqueadas durante o primeiro semestre de 2023.
A Trend Micro registrou o bloqueio de aproximadamente 85,6 bilhões de ameaças em todo o mundo durante o período, o que representa 59% do total registrado no ano anterior. Os principais alvos dos ataques cibernéticos foram os Estados Unidos, Brasil e Índia.
O relatório também apontou que o método mais utilizado pelos criminosos cibernéticos neste semestre foram os arquivos maliciosos, totalizando 45,9 bilhões de ataques, o equivalente a 53,6% de todos os bloqueios realizados pela empresa no primeiro semestre de 2023.
No que se refere aos setores mais afetados, a indústria liderou a lista com mais de 10 bilhões de ataques, seguida pelos setores de saúde (9,7 bilhões), tecnologia (9,5 bilhões), varejo (7,8 bilhões) e governo (6,4 bilhões).
Os ataques por meio de e-mails também foram amplamente utilizados pelos criminosos cibernéticos, representando mais de 37 bilhões (43%) das ofensivas maliciosas no semestre. Os Estados Unidos foram o país mais atingido por esse tipo de estratégia, seguidos pela China, Holanda, França e Rússia.