Na segunda-feira, dia 25, usuários que precisaram realizar transações via Pix se depararam com mensagens de erro e instabilidade, conforme relatos de monitoramento online e postagens em redes sociais.
A problemática não se limitou a uma única instituição financeira, com queixas vindas de clientes de bancos como Itaú, Bradesco, Santander e Nubank, entre outros.
As tendências de pesquisa no Google Trends revelaram um aumento significativo nas buscas relacionadas a “Pix fora do ar” e “problema no Pix” a partir do meio-dia.
O site Downdetector, especializado em monitorar o funcionamento de serviços online, registrou um aumento nas reclamações relacionadas aos bancos, alcançando o ápice pouco antes das 14h.
Usuários recorreram às redes sociais para destacar ou expressar suas preocupações em relação ao problema. Abaixo, estão alguns exemplos de reclamações no Twitter:
No aplicativo do Itaú, os usuários se depararam com a mensagem: “Prezado cliente, estamos enfrentando instabilidade no Pix para transações com outros bancos. As transferências para contas do Itaú continuam funcionando normalmente.” Enquanto no aplicativo do Nubank, foi exibido o aviso: “Essa transferência pode levar mais tempo do que o esperado para ser concluída. O Pix está apresentando oscilações momentâneas.”
No caso do Itaú, o banco reconheceu ter identificado uma instabilidade no serviço de transferência via Pix no final da manhã da segunda-feira e pediu desculpas pelo inconveniente. A instituição financeira informou que o problema foi “restabelecido e normalizado para todos os clientes”.
O Banco Central informou que o Pix já opera normalmente.