Nesta terça-feira (29), a Asus refutou a ideia de encerrar a série de smartphones Zenfone. No último domingo (28), especulações sobre o possível fim dos dispositivos e a suposta conclusão com o modelo Zenfone 10 ganharam destaque online.
Pronunciamento da Asus
Um dia após as especulações de que o Zenfone 10 marcaria o encerramento da linha de dispositivos, a Asus emitiu um comunicado oficial.
A empresa reforçou que o modelo continuará a produção.
“Gostaríamos de abordar o boato de que o ASUS Zenfone 10 será a última geração da série e a linha de produtos ASUS Zenfone será encerrada. Isto não é verdade. Daremos continuidade às nossas duas principais linhas de produtos de telefonia, o ROG Phone e o Zenfone.”
ASUS
A Asus também esclareceu que manterá a produção de suas duas linhas de produtos. Isso contradiz os rumores iniciais que indicavam que a empresa interromperia a fabricação do Zenfone para direcionar seus esforços à linha de smartphones gamers ROG Phone.
Boatos sobre o Zenfone
- Na segunda-feira passada (28), o jornal taiwanês Technews Taiwan veiculou um rumor acerca do término da série Zenfone. O veículo afirmou ter obtido informações de fontes próximas ao assunto, que indicavam o Zenfone 10 como o derradeiro modelo produzido pela Asus.
- A estratégia consistiria em encerrar a linha para concentrar os esforços exclusivamente nos smartphones gamers ROG Phone.
- Conforme detalhado na publicação, a equipe de desenvolvimento responsável pelo Zenfone 10 teria sido a última a trabalhar na Asus em um dispositivo com aspecto convencional, não voltado ao público gamer.
- Supostamente, essa equipe foi desmantelada e redistribuída para outros projetos, com uma parcela sendo realocada para criar novos modelos para a linha ROG Phone.
Preocupações
Os rumores causaram apreensão entre os usuários dos produtos da Asus, especialmente porque a empresa tem gradualmente redirecionado a ênfase de modelos intermediários para os pertencentes à linha especificamente voltada a jogos.
Adicionalmente, o Zenfone 10, apresentado há meros dois meses, está projetado para uma trajetória prolongada, com atualizações planejadas para os anos vindouros.