Uma aplicação de patentes da Huawei aprovada ontem (05) pela World Intellectual Property Organization (WIPO) revela como se deslocará a tela retrátil do smartphone Mate X. O registro, aplicado em 31 de janeiro deste ano, mostra um aparelho que lembra um pouco o Xiaomi Mi Mix Alpha em alguns aspectos, somados a outros de tela enrolável.
A patente, encontrada pela Letsgodigital, possui algumas funcionalidades do dobrável conceitual da Xiaomi, com uma tela que enrola no verso do aparelho. No entanto, o smartphone também inclui o recurso de rolagem, que permite que a tela se estenda e retraia.
O Huawei Mate X retrátil virá com três modos de uso: normal, desdobrado e completamente desdobrado — com este último modo podendo alcançar quase 70% a mais de tamanho de tela. Na prática, isso estende as 6,5 polegadas do smartphone para quase 11 polegadas.
Outro detalhe presente na patente é o uso de um ímã na extremidade, que impedirá que o modo completamente desdobrado ultrapasse o limite. Por fim, a tela do Mate X retrátil será de POLED, um liga OLED de substratos de plástico de maior flexibilidade.
Telas móveis são o novo preto
Até o momento não há nenhuma confirmação da Huawei sobre a aplicação desta tecnologia, ou se este aparelho corresponde a uma versão de tela retrátil do Mate X. A fabricante chinesa possui inúmeras patentes, que vão desde dobradiças de notebook a termômetros infravermelhos e smartphones 5G. E nem todas elas possuem um uso imediatamente claro.
Ainda assim, as empresas estão apostando pesado em novos modelos de tela — e em como elas impactarão o uso de smartphones. Fabricantes como Oppo e Xiaomi já estariam preparando aparelhos dobráveis para este trimestre, com o Oppo X 2021 e o Mi Mix Fold, respectivamente. A Samsung anunciou o Galaxy Roll para 2022, com tela extensível, e é a maior fornecedora de telas dobráveis para smartphones de outras empresas chinesas.
Via SparrowsNews
A imagem do destaque é do Mate X2