O Facebook revelou que utiliza inteligência artificial para identificar se um usuário menor está mentindo a idade na plataforma. A rede social anunciou uma nova política para as contas de menores de 18 anos nesta terça-feira (27/07), buscando aumentar sua segurança no Instagram.
De acordo com o Facebook, para aumentar a segurança dentro das suas plataformas, o seu time de IA desenvolveu recursos que vão além da simples validação de datas para identificar se um usuário é ou não menor de idade. Em uma postagem no seu blog oficial, a empresa explicou que a inteligência artificial monitora o comportamento dos usuários para identificar se há informações que não batem com a idade cadastrada, como, por exemplo, as postagens de felicitações no dia do aniversário dos usuários, além de cruzar o comportamento de aplicativos de terceiros que estão vinculados ao perfil monitorado.
“Nós olhamos para coisas como pessoas desejando a você um feliz aniversário e a idade escrita nessas mensagens, por exemplo, “Feliz aniversário de 21 anos!” ou “Happy Quinceañera”. Também analisamos a idade que você compartilhou conosco no Facebook e a aplicamos em nossos outros aplicativos onde você vinculou suas contas e vice-versa – então, se você compartilhar seu aniversário conosco no Facebook, usaremos o mesmo para sua conta vinculada no Instagram. Essa tecnologia não é perfeita e estamos sempre trabalhando para melhorá-la, mas é por isso que é importante usá-la junto com muitos outros sinais para entender a idade das pessoas”.
Além disso, o Facebook também revelou que está desenvolvendo uma ferramenta que impede que adultos desconhecidos troquem mensagens com perfis menores de 13 anos no Instagram, no Messenger. O recurso também deve bloquear a exibição de postagens de menores no feed de usuários que demonstrarem comportamento suspeito.
Instagram para pré-adolescentes
A publicação ainda confirma o interesse do Facebook em criar um aplicativo derivado do Instagram com experiências focadas em adolescentes e pré-adolescentes. Segundo a empresa, a plataforma tomará regras para que o conteúdo exibido seja indicado para cada faixa etária. Para que isto aconteça de maneira segura, o Facebook vai contar com o apoio de entidades especializadas em educação e no cuidado de crianças e adolescentes.
Os planos da rede social em expandir o Instagram para menores é alvo de críticas nos Estados Unidos. Ao menos 40 procuradores-gerais se manifestaram contra a atuação da empresa em produtos para crianças.
Imagem: izusek/iStock