O aumento da concorrência no mercado de streaming impactou a Netflix, que passou a ver com carinho a possibilidade de expandir seus negócios investindo no mercado de games . Depois de um porta-voz da empresa revelar ao The Hollywood Reporter que a ideia estava maturando, nesta quarta-feira (21/07), veio a confirmação, e com um detalhe: os jogos em questão são para celular.
Mike Verdu, ex-diretor da EA Esports, empresa focada na criação de games para consoles e para celular, e recentemente contratado pela Netflix, foi quem deu a boa nova: “Vemos os jogos como outra nova categoria de conteúdo para nós, semelhante à nossa expansão para filmes originais, animação e TV”, comentou.
O executivo revelou ainda que o conteúdo agregado, pelo menos a princípio, não pesará no bolso dos assinantes. Jogos serão como filmes e séries: parte do pacote. E admitiu que o caminho para ter sucesso na nova empreitada será longo para a empresa. Por isso a ideia de focar primeiro em games para celular.
“Inicialmente, estaremos focados principalmente em jogos para dispositivos móveis. Estamos empolgados como sempre com nossa oferta de filmes e séries de TV, e esperamos um longo caminho de aumento de investimento e crescimento em todas as nossas categorias de conteúdo existentes. Já faz quase uma década que avançamos na programação original, então achamos que é o momento certo para aprender mais sobre como nossos membros valorizam os jogos”.
Quando começa?
A ideia da Netflix é começar a disponibilizar os games para celular em 2022, embora o mês exato não tenha sido definido (ou revelado) pela empresa de streaming. A Netflix também não esclareceu ainda quais os tipos de jogos que desenvolverá e disponibilizará aos assinantes. O certo é que fará um esforço para recuperar o campo perdido para os rivais.
Segundo uma reportagem da Reuters, a Netflix vem enfrentando uma desaceleração no mercado desde que as restrições de isolamento social foram afrouxadas com o avanço da vacinação em massa contra a Covid-19. Para se ter uma ideia, apenas nos Estados Unidos e no Canadá a empresa relatou ter perdido 430 mil assinantes no 2º trimestre deste ano.
Os números da consultoria eMarketer obtidos pela Reuters apontaram ainda que a participação da Netflix no mercado dos Estados Unidos cairá de quase 50% para 30,8% até o fim de 2021. Jesse Cohen, analista-sênior da Investing.com, confirmou a previsão. “A ausência de novos catalisadores de crescimento foi uma das principais razões para o desempenho relativamente moderado da Netflix neste ano”.
Os novos catalisadores, pelo que foi confirmado hoje, virão do investimento em games para celular na plataforma Netflix. O co-CEO da empresa, Reed Hastings, disse que jogos e outros empreendimentos, como podcasts e vendas de mercadorias, serão “elementos de apoio” para ajudar a atrair e reter clientes para seu negócio principal de streaming de vídeo.
Via Pocket-lint
Imagem: Joseph Redfield Nino/Pixabay/CC