Um relatório publicado na sexta-feira (30/4) indica que cerca de dez mil aplicativos para iOS adotaram ao novo recurso de rastreamento da Apple. É o App Tracking Transparency (ATT), que dá aos usuários a decisão de compartilhar dados pessoais com os desenvolvedores dos aplicativos ou não. O número representa cerca de 0,5% do catálogo da App Store.
O estudo feito pela empresa de análise de dados AppFigures mostra que a maioria dos aplicativos que aderiram ao ATT são games, representando cerca de 20% do total. Outras categorias como serviços, entretenimento, notícias e compras representam outros 6% da pesquisa, enquanto aplicativos de redes sociais, que em tese são os mais afetados pela mudança, respondem apenas 5% da pesquisa.
Atualmente estima-se que a loja de aplicativos da Apple tenha cerca de dois milhões de títulos em seu catálogo. O baixo número na adesão, no entanto, não preocupa a empresa responsável pelo levantamento.
De acordo com a AppFigures, os números devem aumentar consideravelmente nas próximas semanas, à medida que os desenvolvedores compartilharem novos dados com a Apple. A pesquisa também mostra que, até o momento, os principais interessados em se adequar ao ATT são empresas grandes, como McDonald’s, Facebook, Spotify e TikTok, que dependem da base de usuários do iOS em suas estratégias de rastreamento.
Alguns aplicativos apresentam irregularidades às normas do ATT
O relatório da AppFigures também menciona que mesmo entre os aplicativos que aderiram ao novo sistema de rastreamento do iOS, muitos ainda não estão 100% adequados às normas da Apple. Por padrão, os aplicativos iOS que aderiram ao ATT são obrigados a emitir uma mensagem via pop-up ao usuário durante a inicialização do app para explicar a mudança nos termos de uso e solicitar o termo de aceite no rastreamento dos dados. A Apple permite que a mensagem deste campo seja personalizada.
Com isto, pelo menos metade dos aplicativos analisados apresentou algum tipo de inconformidade com as normas da Apple, utilizando termos que não são claros e induzem o aceite dos novos termos. Pelo visto, a Apple terá muito trabalho em fiscalizar o cumprimento destas mudanças.
O ATT é uma tecnologia que passa a exigir aos usuários o consentimento explícito de compartilhamento de dados como localização, compartilhamento de contatos, senhas, integrações com outros aplicativos e etc. Ele chegou ao iPhone com o iOS 14.5, que também permitiu a compatibilidade com as novas AirTags. A mudança, impacta diretamente no modelo de negócios de publicidade online do Facebook, cujo mecanismo é baseado no monitoramento comportamental dos usuários para a indicação de produtos que tenham a ver com os seus gostos (o que o o algoritmo acha que são seus gostos).
Via Apple Insider
Imagem: Bagus Hernawan/unsplash