Depois da confusão da semana passada envolvendo tuítes de contas oficiais da Amazon atacando críticos conhecidos da companhia, agora várias contas de supostos funcionários de armazéns da gigante de e-commerce estão pipocando no Twitter. E o próprio Twitter está confuso sobre o que fazer com esses perfis fake relacionados com a Amazon, se se tratam de contas reais mesmo, contas de paródia ou trolls sem mais o que fazer.
Como a Motherboard relatou, tudo começou em 2019, quando a Amazon realmente lançou contas de “embaixadores”, que visavam defender a companhia das críticas sobre as condições precárias de trabalho em seus armazéns. Esses perfis, que começavam com @AmazonFC, viraram meme, com pessoas aleatórias criando contas do tipo para tirar sarro da tentativa da Amazon de limpar a própria barra. Com o tempo, a piada foi esquecida.
Mas agora, enquanto cerca de 6 mil trabalhadores de um armazém da Amazon no Alabama estão prestes a votar se se sindicalizam ou não, as contas @AmazonFC voltaram. Esses perfis foram criados recentemente, e alguns não parecem se tratar de paródia.
If an account with my face ever pops up called "Hannah at UWE" and it's just me going on about how reasonable my workload is and how unnecessary unions are, call the police. https://t.co/ZrTpJAg6W8
— Dr Hannah Little (@hanachronism) March 30, 2021
Um perfil supostamente pertence a uma mãe de dois filhos, que adora filmes e trabalha na Amazon desde 2020. Outro usuário @AmazonFC tuitou: “Oi. Sou um ser humano real. Estou na Amazon há quase seis anos como associado e posso dizer com segurança que nunca senti que trabalhar aqui é ruim para mim. A Amazon me ofereceu MUITAS oportunidades de crescer!”
A comediante Kylie Brakeman até fez um vídeo sobre a situação, relembrando os casos em que trabalhadores da Amazon tiveram que urinar em garrafas para não serem punidos por fazer muitas pausas para ir ao banheiro:
these fake Amazon employee accounts are getting weird pic.twitter.com/xMsF0x0whk
— kylie brakeman (@deadeyebrakeman) March 29, 2021
O Twitter respondeu suspendendo perfis supostamente fake da Amazon, mas segundo a rede social, as contas podem ser restauradas se provarem que são de pessoas reais ou de paródia mesmo.
Via Vice
Imagem: Bryan Angelo / Unsplash