A Motorola foi além de anunciar o G100 no Brasil e trouxe também opções mais econômicas. Os Moto G10 e G30 foram lançados, e focam em públicos distintos. A estratégia de nomeação dos modelos parece seguir um conceito implementado pela Samsung com a linha A, na qual quanto maior a numeração, maior o poder de fogo do celular. Por isso temos aqui um dispositivo básico, e outro intermediário.
Moto G10 é um grande basicão
Começando pelo Moto G10, ele chega com o destaque de oferecer bateria 5000 mAh recarregável a 10W. Ele já sai de fábrica com Android 11, e tem chip Snapdragon 460. Ao lado disso temos 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, expansível via microSD. Sua tela tem 6,5 polegadas e resolução HD.
Outro ponto interessante do produto mais básico dessa geração é a presença de um conjunto quádruplo de câmeras na traseira, o que inclui sensor principal de 48 MP. Há ainda lente ultrawide de 8 MP, macro de 2 megapixels, e um sensor de profundidade para modo retrato. A frontal tem 8 MP. Já sobre conectividade temos Bluetooth 5.0, 4G LTE, suporte Dual SIM, NFC, e porta USB-C, além da rara conexão P2 para fones de ouvido com fio. Há ainda sensor de impressão digital.
Moto G30 traz alta taxa de atualização
Já o Moto G30 eleva o nível ao trazer o chip Snapdragon 662 ao lado de 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, também expansível via microSD. Chama a atenção a presença de uma tela de 6,5 polegadas que, apesar de manter a resolução HD, traz taxa de atualização de 90Hz.
A bateria também é de 5000 mAh, mas pode ser recarregada com o dobro da potência: 20W. O conjunto de câmeras na traseira também é quádruplo, preservando as lentes ultra-wide, macro e de profundidade do Moto G10. Aqui, o que é muda é que o sensor principal traz 64 megapixels. A frontal também conta com mais resolução: 13 MP. O celular também sai de fábrica com Android 11, incluindo os mesmos recursos de conectividade do seu irmão Moto G10.
O Moto G30 vai ainda com uma “assinatura olfativa” exclusiva na caixa, uma fragrância criada pela Motorola em parceria com a Firmenich, por alguma razão.
Preço e disponibilidade
Se você curtiu algum dos aparelhos lançados, a boa notícia é que eles já estão disponíveis para a venda no Brasil, com o Moto G10 tendo preço sugerido de R$ 1.699 e o G30 R$ 1.899. A diferença de preço não é muito grande, mas o salto de recursos entre eles sim, então vale a pena avaliar se é possível pegar o modelo mais avançado.
Vale lembrar que o Moto G100 também foi lançado, mas a um preço muitíssimo mais elevado. Todos os novos lançamentos da Motorola trazem suporte a dois idiomas indígenas brasileiros, conforme revelado pela companhia hoje (25/03).