A Apple já conversa com diversos fornecedores de sensores LiDAR para produzir seu carro autônomo, segundo fontes da empresa relataram à Bloomberg. Fundamental para o desenvolvimento do veículo, a tecnologia LiDAR funciona com rastreamento a laser e ajuda o computador de bordo a maximizar a leitura do ambiente.
De acordo com a Bloomberg, a empresa de Cupertino considera vários esquemas de integração do LiDAR ao carro autônomo, incluindo uma versão bastante personalizada dos sensores. Especula-se que a Apple opte por apenas um fornecedor e esteja à procura de uma tecnologia LiDAR que seja considerada de ponta em quatro a cinco anos. Esta seria aproximadamente a janela de lançamento prevista pela Reuters, em dezembro.
Nos últimos meses, ao menos seis empresas que produzem tecnologia LiDAR abriram capital através de fusão reversa. Além do Apple Car, o sistema de rastreamento a laser deve estar presente no Waymo, projeto de carro autônomo da Alphabet (empresa-mãe do Google), e no Cruise, modelo desenvolvido pela General Motors.
Atrás do prejuízo
Atualmente, a Apple trabalha com uma equipe de especialistas em interior, carroceria, sistema de transmissão e bateria em seu veículo autônomo. O sistema avançou em relação a anos atrás, mas segue atrás da concorrência em termos de quilometragem.
No ano passado, os carros de teste de Cupertino rodaram mais de 30.250 quilômetros na Califórnia com um piloto humano assumindo o volante a cada 233 km. Comparativamente, o Waymo andou cerca de 1 milhão de quilômetros com um piloto na condução a cada 50 mil, enquanto o Cruise fez 1,2 milhão de quilômetros com direção humana a cada 46 mil.
Além dos fornecedores de scanners LiDAR, a Apple também tem conversado com parceiros de fabricação para o carro autônomo. No mês passado, surgiu a possibilidade de um acordo com o grupo Hyundai, mas as negociações foram interrompidas.
Via Bloomberg e Apple Insider