O Google já bloqueou seus serviços em aparelhos da Xiaomi lançados na China há algum tempo. Ainda sim, aparelhos comprados lá podiam usar os recursos em outros países ou com a ajuda de uma VPN.
Agora, uma nova atualização da interface MIUI impede os aparelhos de instalarem o GMS (Google Mobile Services). A chinesa informou que todos os modelos que não contam com os recursos de fábrica não terão a opção, pelo menos de maneira oficial, de baixar os arquivos nem dentro (como já era antes) e nem fora do país.
Isso é frustrante para quem pensa em importar modelos de lá, já que algumas versões dos aparelhos da Xiaomi são lançadas apenas no país asiático e agora se tornam bem menos atraentes para o mercado exterior.
Modelos Xiaomi como o Mi 10 Ultra ou o Redmi K30 Ultra e o Redmi 10X 5G, que possuem ROM chinesa, ficaram impossibilitados de instalar os serviços do Google fora do país. Até o momento, a atualização não deve afetar celulares que já instalaram o GMS.
Gambiarra
Os usuários de celulares Xiaomi que desejam ter os serviços do Google podem tentar recorrer a serviços de terceiros, como a plataforma CoolAPK, que permite o envio de aplicativos, mas a funcionalidade dos apps através desses meios não é garantida.
A Xiaomi já teve problemas com os sistemas do Google. Há um mês, a atualização para o Android 11 estava fazendo o Mi A3 parar de funcionar.O mesmo possivelmente teria acontecido com outros dispositivos da empresa, como o Mi A2.
Os problemas com a atualização do Android 10 para Mi A2 e A3 ano passado variavam de atualizações enviadas por engano de um firmware mexicano, celulares com funções bloqueadas e até questões com a duração de bateria. Outro update no começo de 2020 derrubou a funcionalidade Dual SIM em alguns aparelhos da marca.
Via GSM Arena