Agora é oficial: a Samsung vai começar a fabricar telas extensíveis em 2021. A informação foi confirmada pelo vice-presidente sênior da Samsung Display, Kwon-Young Choi, durante uma teleconferência com investidores. Assim ele se pronunciou. “Nós vamos aumentar nossa presença no mercado de display por meio de formatos inovadores, como displays deslizantes e roláveis”.
A informação vem logo a seguir de uma patente registrada pela empresa em 2019 “reaparecer”. Isso indica que o “vazamento” pode ter sido estratégia de marketing.
Desejo antigo
A patente da Samsung mostra um smartphone que se expande lateralmente para aumentar de tamanho. Outro registro feito pela empresa e que tem relação com a fala de Choi é de uma dela que desliza para baixo, revelando as câmeras de selfie o flash na parte frontal. Arte no blog oficial da empresa mostrava o conceito:
A partir de informações divulgadas neste documento a equipe do LetsGoDigital e o designer gráfico Jermaine Smit, também conhecido como Concept Creator fizeram um modelo 3D do suposto novo smartphone extensível da Samsung, dando uma visão de como pode ser a nova patente da empresa (também aparece no topo da matéria, por outro ângulo):
Recentemente, a LG confirmou seu próprio celular com tela enrolável, o LG Rollable, mas o futuro do dispositivo é incerto após declarações de executivos da empresa sugerirem um possível fim da divisão de smartphones. A Oppo também trabalha com a tecnologia.
Pelas informações divulgadas, o monitor Samsung adotará tecnologias como taxa de atualização variável e baixo consumo de energia para brigar de frente contra concorrentes que entram no mercado de OLED.A Samsung Display, divisão da sul-coreana focada apenas em telas, tinha como um de seus objetivos em 2020 parar de fabricar painéis LCD para focar em tecnologias mais modernas. No entanto, com a pandemia e a manutenção da demanda pelos monitores de cristal líquido, isso foi adiado.
Imagens: Jermaine Smit/LetsGoDigital