A Huawei quase superou a Samsung como a maior fabricante de smartphones dos Estados Unidos em 2020. Uma pesquisa com os dados de aparelhos enviados para os vendedores indicam que a empresa chinesa chegou a liderar o mercado americano de smartphones Android em alguns períodos do ano, mas as proibições impostas pelo governo acabaram impactando no seu crescimento. Samsung e Apple lideram o mercado global.
A fabricante chinesa está entre as empresas que mais cresceram na última década. Graças ao seu portfólio diversificado de aparelhos, em 2020, a Huawei superou sem dificuldades concorrentes como a Motorola e LG. A concorrência com a Samsung, no entanto, ainda é distante no ocidente.
Conforme um levantamento realizado pelo instituto alemão Statista, especializado em dados do mercado de eletrônicos, fatores como impacto pandêmico na economia e no fornecimento e insumos para a produção contribuíram para que a Huawei se tornasse uma ameaça real para a Samsung em 2020, liderando o mercado americano em número de smartphones que chegaram às lojas.
Durante os três primeiros quadrimestres de 2020, a Huawei superou a Samsung nos Estados Unidos, com uma fatia de aproximadamente 40% de todas as remessas emitidas para o mercado contra 30% da Samsung.
No entanto, a partir de junho, quando o governo americano apertou as sanções que na prática suspendem o suporte de serviços dos Google nos aparelhos da Huawei no país, a história mudou, retomando a liderança para a Samsung.
Além disto, fora do território americano, a Huawei ainda sofre para se consolidar em relação às líderes de mercado. Na Europa, por exemplo, a fabricante chinesa passou o ano com uma média de 12%, enquanto Apple e Samsung possuem respectivamente 18% e 37% da fabricação de smartphones.
Dados refletem no número de produtos emitidos aos vendedores
Em um ano em que aparelhos como o Galaxy S20, Galaxy Note 20 e o iPhone 12 foram alguns dos mais falados entre o público, pode até parecer estranho pensar que a Huawei superou empresas como a Samsung e a Apple em vendas.
Na verdade, a metodologia utilizada pelo Stadista não reflete necessariamente nas vendas de um produto específico, mas na quantidade de remessas emitidas pelos fornecedores aos fabricantes. Deste modo, é natural compreender que empresas como a Huawei e a Samsung estejam à frente da Apple, por exemplo, tendo em vista que o número de aparelhos no portfólio das empresas é muito maior que o da empresa americana.
Deste modo, os dados apresentados pela pesquisa servem apenas para representar a parcela de produtos emitidos ao mercado de smartphones, sem expressar na prática o número de aparelhos vendidos. Em número de vendas, outras empresas como a Xiaomi também entram na disputa.
Para Samsung, crescimento da Huawei também é positivo
Apesar dos números positivos da fabricante chinesa em 2020, se engana quem pensa que a Samsung pode encarar a Huawei como uma ameaça.
A verdade é que o crescimento da fabricante chinesa também é benéfico para a Samsung. A fabricante coreana é a principal fornecedora de displays OLED da Huawei, de modo que a cada aparelho vendido pela concorrente, também incide em um lucro para si.
A atuação como fornecedora tem sido muito importante para a Samsung enquanto empresa, a ponto de a própria empresa ter intermediado a favor da Huawei no mercado americano, pedindo uma autorização para o Governo permitir que ela continuasse fornecendo painéis para a Huawei mesmo após as sanções impostas no país.
Além disto, recentemente a empresa anunciou uma nova fábrica na Índia dedicada inteiramente a produção de displays para smartphones.
Samsung lidera em telas dobráveis, mas perde para Apple em smartwatches
A pesquisa do Stadista também trouxe outros dados interessantes sobre o comportamento do mercado de eletrônicos em 2020. Apesar da boa performance da Huawei com o público americano, o Huawei Mate XS – celular dobrável da empresa não superou as vendas dos Samsung Z Fold.
Apear disto, ambas empresas perdem para a Apple quando o assunto são wearables. A fabricante do Apple Watch lidera o mercado de smartwatches com aproximadamente 28% do mercado. Em segundo lugar, está a Xiaomi com a linha Amazift e 23% de participação. Em seguida, vem a Huawei que superou a Samsung com 15% de vendas em relação aos 10% da concorrente.
2021 será marcado pela disputa do 5G
Apesar das disputas na venda de aparelhos, o que definirá o sucesso de empresas como a Samsung e a Huawei em 2021 será a participação no fornecimento de peças e patentes para conexões 5G.
Com a chegada da nova tecnologia em praticamente todo o mundo, as empresas disputarão mercado para estabelecer parcerias comerciais na fabricação de antenas, modems e outros dispositivos. Neste aspecto, a Huawei fecha o ano na dependência de como o novo governo americano atuará em sua empreitada no ocidente.
Atualmente a empresa sofre severas críticas dos Estados Unidos que além de não permitir a sua atuação em território americano, também tem forçado países aliados e não fecharem acordos ou importarem a sua tecnologia. O Brasil é um deles.
Mesmo com as dificuldades no mercado internacional de smartphones, a Huawei segue como uma das principais empresas da China e não deve continuar a sua atuação no mercado sem muitas preocupações.
Via SamMobile