Google cobrará armazenamento de GDocs - Vida Celular

Vida Celular

Tudo sobre os melhores celulares

Nós do Vida Celular e nossos parceiros utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalizar conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhorar sua experiência neste site, de acordo com nossos Termos de Uso e Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

A notícia de que o Google vai cobrar por armazenamento de fotos além do limite de 15 GB estava incompleta. A nova limitação também se aplica ao espaço para armazenagem de documentos, planilhas, formulários e apresentações. Essa regra deve passar a valer a partir de 01/06/2021.

publicidade

A boa notícia é que, assim como as fotos e vídeos do Google Fotos, todos os arquivos que já existem armazenados ficarão fora da conta. Apenas os que forem modificados após 1º de junho passarão a ser contabilizados nos 15 GB.

Impacto

Google Docs (Arte: Nick Ellis/Vida Celular)

No entanto, o Google estima que em torno de 80% dos usuários ainda terão cerca de três anos antes de atingir o limite de 15 GB.  De toda forma é possível descobrir quando você deve ficar sem espaço de armazenamento e em que momento o Google Docs vai cobrar pelo armazenamento.  Para isso a empresa providenciou uma estimativa personalizada baseada na frequência com que são feitos backups de fotos, vídeos, arquivos e outros conteúdos. Basta verificar nesta página.

Quem não tem como evitar atingir o limite tem opção de comprar mais espaço em um dos planos do Google One.  Por exemplo, num plano de 100 GB de armazenamento é possível pagar a partir de R$ 7 por mês. Também sãos incluídos outros benefícios para assinantes, como acesso a especialistas do Google, recursos exclusivos (ferramentas avançadas de edição de fotos) e planos compartilhados para famílias.

Mais mudanças

Ao mesmo tempo, o Google promete mais mudanças. Dessa vez será no que diz respeito à política para contas inativas há dois anos ou mais. Se o usuário estiver inativo em um ou mais desses serviços (Gmail, Drive e Fotos) o Google pode excluir o conteúdo. Da mesma forma se ultrapassar o limite de armazenamento por dois anos,  empresa também vai poder excluir o conteúdo.

Em princípio, há explicação para tantas mudanças. De acordo com o Google, um dos motivos é que diariamente mais de 4,3 GB de conteúdos são carregados no Gmail, Drive e Fotos. Caso não haja mudanças, a empresa alega não poder fornecer uma boa experiência de armazenamento diante da crescente demanda.

Fato é que por enquanto ninguém deve entrar em pânico. Afinal a empresa garante notificar os usuários “várias vezes” antes que qualquer conteúdo seja removido, para que tenham tempo de fazer backup. Mas, como o diz o velho ditado: “não há bem que sempre dure nem mal que nunca tenha fim”.

Via XDA.