A Autoridade de Competitividade e Mercados (CMA em inglês), da Inglaterra, afirmou semana passada que em breve o Instagram combaterá publieditorial oculto (isto é, tomará medidas contra postagens com propaganda paga escondida).
É comum ver grandes influenciadores da plataforma trabalhando com empresas para divulgar seus produtos, mas alguns nem sempre deixam claro que estão recebendo para isso.
A CMA disse que o Facebook Irlanda, que comanda o Instagram do Reino Unido, prometeu um pacote de mudanças. As novas regras da plataforma vão obrigar influenciadores a confirmar e revelar que estão sendo pagos, ou recebendo qualquer incentivo para publicar conteúdo envolvendo produtos e serviços.
Entre os esforços para aumentar a transparência na plataforma, o Facebook disse que vai criar um programa com a plataforma de marketing MediaSmart, visando educar os usuários sobre publieditoriais e como identificá-los. Além disso, o Instagram pretende usar tecnologia para identificar conteúdo publicitário que não esteja claramente rotulado como tal, segundo a CMA.
A CMA considerou a decisão do Facebook, pela qual a rede Instagram combaterá publieditorial oculto, como uma guinada importante de comportamento para as redes sociais, segundo a declaração da organização.
“Será muito mais difícil postar uma foto ou vídeo pago no Instagram sem deixar claro que é esse o caso”, disse a CMA.
Via: Reuters.